Não sobrou nem um par. E mesmo para aqueles que não se importariam de andar por aí só com uma sapatilha num dos pés, a sorte é a mesma. O leilão oficial dos 1500 pares das Nike MAG 2011 fechou e, agora, para quem queria “regressar ao futuro” mas não chegou a tempo, a única hipótese é negociar na revenda.
Foi apenas entre 8 e 18 de Setembro que a Nike abriu um leilão, no eBay, em que disponibilizava, por dia, 150 pares das sapatilhas de Marty McFly (personagem de Michael J. Fox), em “Regresso ao Futuro II”.
O mais provável é que muitos fãs tenham ficado frustrados pelas restrições impostas, mas a explicação para o procedimento é nobre: o dinheiro acumulado reverte a favor da fundação de Michael J. Fox para a investigação da doença de Parkinson.
Desta forma, se Marty McFly pede, os fãs aderem. Segundo os números avançados pelo site HighSnobiety, tendo em conta o valor médio das ofertas vencedoras, pode-se dizer que um par das Nike MAG 2011 custa 3796 dólares (2822 euros). Com todas as unidades vendidas, a campanha conseguiu reunir cerca de quatro milhões e 235 mil euros.
“Power laces! All right!” – Ou não?
Para a maioria das bolsas, é possível que um calçado que custe cerca de três mil euros seja considerado caro, ainda mais quando vem com o aviso de que não é recomendado para praticar desporto.
Mas qual é o fã de “Regresso ao Futuro” (com algumas possibilidades, vá lá) que não quer fazer o que J. Fox já fez? Na cena em que Marty McFly calça as MAG pela primeira vez, o entusiasmo é patente na expressão “Power laces! All right!”, mas os detentores de um dos pares agora lançados não poderão dizer o mesmo.
O facto é que a versão “real” não tem “power laces”. Na verdade, essa tem sido uma das principais queixas de quem viu o filme de 1989 e ficou ávido por uma réplica com atacadores automáticos. Há quem diga que em 2015 (ano em que, no filme, McFly usa as MAG) a Nike vai lançar, para o público em geral, um modelo definitivo com essa característica.
Uma dessas pessoas é Tinker Hatfield, designer da marca desportiva, que deixa a ideia no ar num dos vídeos promocionais das MAG. Foi ele que, com a ajuda de Tiffany Beers, trabalhou ao longo de seis anos para criar a réplica de um dos acessórios mais famosos do cinema.