Ridley Scott prepara novo "Blade Runner"
O realizador britânico confirmou que vai explorar o universo do seu clássico de ficção científica, apesar de não adiantar se o filme será uma prequela, sequela ou mesmo remake. O mais certo é que tenha um argumento original, já que Philip K Dick, autor do livro que inspirou "Blade Runner", não deixou qualquer seguimento da história. Apesar de entre 1995 e 2000, KW Jeter, amigo de Dick, ter escrito três sequelas do romance, nunca surgiram na tela réplicas do original de 1982. Agora, Scott confirma sentir-se preparado para continuar o seu clássico.
"Estamos entusiasmados por Ridley Scott aceitar abordar de uma nova e excitante forma esta histórica icónica. Somos grandes fãs de Ridley Scott e de ‘Blade Runner', e este é um projecto de uma vida", confessaram Broderick Johnson e Andrew Kosove, encarregues pela produção do filme. Os produtores consideraram ainda a importância do realizador britânico no projecto: " a ideia sempre foi de irmos ao encontro de Ridley, e foi exactamente o que fizemos. [A participação de Ridley Scott] dá às pessoas um nível de conforto sobre a seriedade com que estamos envolvidos neste trabalho", disseram, citados pela Reuters.
Esta nova produção será financiada pela Warners Bros e tem produção entregue à Alon Entertainment, que adquiriu no inicio do ano os direitos para um novo filme.
Harrison Ford parece improvável no elenco, já que a produtora americana não faz qualquer referência ao protagonista do filme original no comunicado de imprensa que confirma a participação de Ridley Scott nesta produção. Os produtores consideram que certamente Ford não entrará no fime. "De maneira alguma posso falar por Ridley Scott, mas se me perguntam se este filme tem alguma envolvência de Harrison Ford, a resposta é não. [o filme] é uma total reinvenção, e na nossa mente isso significa fazer algo fresco, incluindo o elenco", afirmaram, citados pela Reuters
"Blade Runner" baseia-se no romance de Philp K Dick "Do Androids Dreams of Electric Sheep?", e conta a história do polícia Rick Deckard, interpretado por Harrison Ford, que procura numa Los Angeles de 2019 alguns andróides que se revoltaram contra o seu criador. O filme aborda essencialmente a temática da clonagem humana e da influência do avanço tecnológico nas sociedades.
O original (de 1982) é considerada um dos grandes filmes de ficção-científica, tendo sido seleccionado pelo Registo Nacional de Cinema dos Estados Unidos como "culturalmente, historicamente e esteticamente importante". Em 2007, foi nomeado o segundo filme visualmente mais influente de todos os tempos, pela Visual Effects Society, empresa americana responsável pela criação de efeitos especiais para cinema.
O novo filme dificilmente será exibido nas salas de cinema antes de 2013, já que Ridley Scott está também a trabalhar em "Prometheus", outro filme de ficção científica.