Cantor-diplomata preparou hino para Estado da Palestina
O vídeo de “Mestani Dawla be Aylol” - que ultrapassou as 22000 visualizações desde que ficou disponível no YouTube a 29 de Junho - intercala imagens de Dari e outras recolhidas na Internet, entre as quais a de uma tartaruga em marcha lenta, com uma bandeira da Palestina às costas. Segundo declarações do ‘cantautor’ à agência palestiniana Ma’an, a escolha do animal simboliza o longo processo de reivindicação daquele Estado. Dari considera ainda que a canção “funciona melhor do que uma mensagem política”.
À Reuters, a partir da sua casa na periferia de Paris, o autor daquele que pode vir a ser o hino do Estado palestiniano assinalou “os vários pontos altos na canção”. O tema, composto com a ajuda de um amigo, de dois computadores e uma mão cheia de instrumentos, aborda a questão “crucial” dos refugiados palestinianos e o "provável" veto americano ao reconhecimento. “Estou também interessado no ponto de vista dos Palestinianos, que estão divididos entre o optimismo e o pessimismo sobre o futuro”, salienta Ahmed Dari, que já trabalhou na UNESCO e é agora conselheiro da Autoridade Palestiniana.
Nesta quarta-feira, na Assembleia Geral das Nações Unidas, Dilma Rousseff, presidente do Brasil, defendeu a adesão do Estado palestiniano à ONU. Por seu turno, o presidente norte-americano, Barack Obama, apelou hoje Israel e os palestinianos a reactivarem as negociações de paz. A proposta a ser entregue na sexta-feira pelo presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, defende a criação de um Estado palestiniano com as fronteiras pré-1967, antes da ocupação israelita de Jerusalém Oriental, Cisjordânia e Gaza.
Segundo a Euronews, dezenas de milhares de pessoas reuniram-se hoje na praça Manara, no centro de Ramallah, para celebrar o pedido formal de reconhecimento do Estado palestiniano.