Experimenta Design vai pensar em voz alta
O evento bienal que desde 1999 colocou o design a ser exposto, visto, discutido e pensado na capital portuguesa dedica nesta edição quatro tardes a sete conferências em torno da expressão useless ["sem uso", em português].
Segundo a organização da Experimenta Design, os “protagonistas do pensamento cultural” escolhidos para abordar o tema “mais provocador” da história do evento provêm de geografias tão díspares como o Brasil, a Coreia do Sul, os Estados Unidos e Portugal, bem como de várias áreas do saber e do fazer.
As "Conferências de Lisboa", agendadas para o Cinema São Jorge, arrancam no dia 28 com o historiador e teólogo D. Manuel Clemente, o primeiro dignitário da Igreja Católica a receber o Prémio Pessoa, em 2009. A organização pediu ao autor de “Portugal e os Portugueses” para falar sobre “a utilidade” e a “não utilidade” no século XXI, lembrou Guta Moura Guedes, directora da Experimenta, citada pela Agência Ecclesia.
No dia seguinte, a norte-americana Heath Shaw, especialista na área do design cénico, e Marcel Wanders, designer de produto e interiores, fundador e director de arte da empresa de mobiliário Moooi, tomam conta do microfone. A nota à imprensa da Experimenta recorda que "Wanders raramente dá conferências para o grande público".
Para abordar o processo por trás dos seus projectos subirá ao palco, no dia 30, Fernando Brízio, professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, designer de produto e artista, que tem exposto trabalhos em eventos e espaços como o ModaLisboa ou a discoteca Lux. Na mesma tarde, a Coreia do Sul vai ser representada, em Lisboa, pela dupla de designers gráficos Sulki & Min, que participou no início da década num projecto de investigação sobre a identidade cultural da cidade belga de Leuven e que tem ainda trabalhado na área do design experimental.
O programa de palestras encerra no dia 1 de Outubro com o norte americano Michael Rock e com o brasileiro Marcelo Rosenbaum. O primeiro é fundador do 2x4, colectivo multidisciplinar focado no design aplicado à arte, arquitectura, moda e cultura, com uma lista de clientes que inclui empresas como a Prada e a Nike. O segundo nasceu em São Paulo em 1968 e tem como principal inspiração “os valores da brasilidade”, de acordo com o site oficial do artista. O vasto portefólio do designer integra projectos com indígenas brasileiros, showrooms de lojas de luxo ou ainda um projecto televisivo chamado “Lar Doce Lar”, visto por milhões semanalmente.
A sexta edição da Bienal Experimenta Design ocorre em Lisboa entre 28 de Setembro e 27 de Novembro. Na apresentação oficial da edição deste ano, Guta Moura Guedes afirmou que “a Experimenta é uma plataforma baseada em Lisboa, mas internacional” e que está “a trabalhar na montagem da calendarização” de uma edição em São Paulo.