Gil abre eliminatória com Eslováquia frente a Lukas Lacko
Actual 84.º da hierarquia, Gil vai cruzar-se com um jogador que ocupa esta semana o 119.º posto (há um ano encerrava o “top 60”) e que venceu nas duas únicas ocasiões em que se defrontaram, ambos em torneios “challengers”.
Nas duas vezes, Gil levou a melhor, mas só ao fim de três sets. Na primeira, em 2007, ganhou ao eslovaco na segunda ronda do torneio francês de Besançon, por 6-7 (8-10), 7-6 (7-1) e 7-5, e na segunda, um ano depois, voltou a ganhar, desta feita na ronda inaugural de Nápoles (Itália), por 6-7 (4-7), 6-4 e 6-3.
O sorteio realizado em Algés ditou o segundo confronto de singulares entre os números dois de ambas as selecções: Rui Machado (94.º do Mundo) e Martin Klizan (169.º), que nunca se defrontaram.
Para além de estar colocado na classificação desta semana do ATP Tour muito acima do seu adversário, Rui Machado conta com um registo no circuito superior a Klizan.
Enquanto o eslovaco tem como melhor classificação o 154.º posto, alcançada em finais de Janeiro, o português teve como melhor posição o 84.º posto, no mês passado.
Sábado, será a dupla formada por Gil e Leonardo Tavares a disputar o embate de pares, diante Michael Mertinak e Filip Polasek.
Caso nenhuma das selecções faça o pleno de vitórias até ao segundo dia, todas as decisões ficarão reservadas para domingo, dia em que Frederico Gil e Rui Machado “trocarão” os adversários do primeiro dia.