Apreendido na Colômbia o maior submarino para o narcotráfico
O submarino tem 31 metros de comprimento por três de largura, valerá cerca de 1,56 milhões de euros e não necessita de tripulação, o que o torna num meio de transporte seguro para os narcotraficantes, que não se arriscam a ser detidos. Estava escondido na selva, no município de Timbiquí, confirmou ao diário “El Tiempo” o comandante da Força Naval do Pacífico, almirante Hernando Wills.
Apesar de os cartéis da droga recorrerem a meios cada vez mais sofisticados para o tráfico, este é o transporte com maior capacidade encontrado até agora, uma vez que permite transportar oito toneladas de droga sem ser detectado pelos radares.
“Todos os dias os cartéis procuram novas tecnologias para a sua actividade, mas este golpe demonstra o esforço da Força Naval do Pacífico para os travar”, sublinhou o chefe do Comando Conjunto do Pacífico, general Jairo Erazo, citado pelo “El País”. O submarino “tem autonomia para alcançar a costa do México e fazer a viagem a 9 metros de profundidade”, adiantou.
A descoberta foi feita durante uma operação conjunta da Armada e da Força Aérea Colombiana, que encontraram no interior do submarino um computador, armas e balas. As autoridades continuam a realizar buscas no local por suspeitarem que outro submarino idêntico possa estar escondido na região. Apesar de este ser o veículo mais sofisticado apreendido até agora, desde 1993 as autoridades colombianas já encontraram cerca de 60 submergíveis artesanais.