CES aconselha Governo a estudar já medidas para responder a eventual recessão

Foto
José Silva Peneda é o presidente do CES Enric Vives-Rubio/ arquivo

A advertência é deixada pelo Conselho Económico e Social (CES) no parecer que hoje será aprovado e depois enviado ao Executivo.

Os parceiros sociais parecem estar de acordo quanto ao risco de Portugal cair de novo numa recessão. E perante esse cenário aconselham o Governo a estudar e prever medidas de correcção, “caso a evolução macroeconómica se for revelando mais desfavorável do que o previsto”.

Numa advertência clara ao Governo, o CES frisa que “existem indícios de alguma precipitação e menor reflexão” na elaboração da proposta de Orçamento do Estado, o que aponta para “uma consciencialização tardia das reais dificuldades da situação financeira portuguesa”.

E alerta que muitas das propostas feitas em anos anteriores pelo Conselho “teriam contribuído para evitar o agravamento das finanças públicas ao ponto a que se chegou”.

Em causa estão alertas para o controlo da despesa pública e para a utilização excessiva de parcerias público-privadas, e a ausência de medidas de combate à fraude fiscal.

Sugerir correcção
Comentar