Rui Rio recusa gastar dinheiro sob pressão para substituir corrida de aviões
"Ou é mesmo uma coisa com vantagem para a cidade e para a câmara, ou diremos não, porque não vou pagar nem mais um tostão por força da pressão sobre a autarquia, só para dizer que trouxemos alguma coisa [para substituir a Red Bull]", frisou o autarca, na reunião pública do executivo.
O comentário de Rui Rio surgiu depois do vereador socialista e presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Luciano Vilhena Pereira, ter revelado que "um grupo de empresários e várias forças da cidade" está a trabalhar num evento que "chame a atenção para o Douro e para as cidades do Porto e de Gaia".
Rio explicou que, desde que se soube da transferência da Red Bull Air Race para Lisboa, tem havido um "corrupio" de propostas alternativas à porta da câmara.
"Quem tanto criticou a Red Bull agora diz que é fantástico e tem de ser substituída. Agora há uma fila à porta para as alternativas à Air Race. Não sei se vou conseguir travar esse corrupio, mas ou é mesmo uma coisa com vantagem ou diremos não", sublinhou o autarca.
O presidente sustenta que a câmara do Porto "organizará aquilo que for sensato e equilibrado" e alerta que, "de passinho em passinho, vão começando a aparecer interessados em pôr a autarquia a subsidiar determinados eventos".
Por isso, deixou o aviso: "Por mim, não vale a pena este tipo de habilidades".
Apesar de tudo, Rio deu importância à proposta mencionada por Luciano Vilhena. "Se percebo o que está a falar, acho que é uma coisa que tem interesse", notou.
O vereador do PS, que não quis adiantar detalhes do evento aos jornalistas, disse, durante a reunião, que "o projecto está em curso" ainda antes da saída da Red Bull Air Race para Lisboa, que "pode ter a duração de seis anos" e é um evento "completamente centrado no Porto", embora possa ter impacto nas duas margens do Douro.
Esta ideia, "que está a germinar e tem muita gente envolvida", será apresentada ao vereador do Turismo da autarquia em Janeiro, numa reunião que já foi agendada.
Sem resposta por parte de Rui Rio ficou a proposta, apresentada pelo vereador da CDU, Rui Sá, de marcar uma reunião conjunta entre as autarquias de Gaia e do Porto, com vista à preparação de um "festival que pudesse juntar iniciativas dos dois municípios, envolvendo diversas instituições", por forma a arranjar "alternativas" ao potencial de projecção do estuário do Douro existente durante a Red Bull.