Bloco de Esquerda quer mais apoios do Governo para os agricultores do Oeste
Os deputados Pedro Soares e Heitor Sousa, que visitaram hoje seis explorações agrícolas e agro-pecuárias dos concelhos da Lourinhã e Torres Vedras afectadas pelo mau tempo dos últimos dias, afirmaram à Agência Lusa que o Bloco de Esquerda defende que “o Governo tome medidas de apoio para esta calamidade, accione fundos europeus e que abra uma linha de crédito com juros bonificados a cem por cento e com um período de carência de dois anos”.
Para o Bloco de Esquerda, as medidas anunciadas - uma linha de financiamento a 50 por cento a fundo perdido - não são suficientes para “restabelecer a actividade agrícola”.
“Uma boa parte dos prejuízos são em infra-estruturas seguráveis, mas devido à situação da agricultura, os agricultores não fizeram seguros e não têm meio de recuperar os prejuízos”, explicou o deputado Pedro Soares, acrescentando que se trata de “gente já endividada e que teve de recorrer ao crédito bancário”.
Assim, o Bloco de Esquerda pretende levantar o debate sobre estes problemas na próxima reunião da comissão parlamentar de agricultura, agendada para 5 de Janeiro.
Para os bloquistas, o Governo devia declarar o estado de calamidade para a região.
“Visitámos enormes extensões de estufas completamente destruídas, em que a produção vai acabar por morrer”, frisaram. Os deputados dizem ainda que viram “estábulos abalados pela intempérie” e “com dezenas e cabeças de gado em perigo”.