FC Porto foi o que mais vezes ganhou em 2009 e Benfica o que mais golos marcou

Foto
O FC Porto festejou 34 vitórias em 2009 Nelson Garrido (Arquivo)

No ano que se prepara para terminar os “dragões” foram a equipa com mais minutos nas pernas: disputaram 52 jogos, dos quais venceram 34, empataram nove e perderam outros nove, numa campanha em que marcaram 96 golos e sofreram 37.

Sempre com Jesualdo Ferreira no comando técnico da equipa, o ano de 2009 teve a sua primeira metade com a conquista do campeonato - o quarto consecutivo -, da Taça de Portugal e da Supertaça.

O número de vitórias dos “dragões” supera o do Benfica neste ano de 2009, embora as “águias” tenham uma média ligeiramente superior ao rival, com 65,9 por cento de triunfos contra 65,3.

O campeão nacional obteve 34 triunfos em 52 jogos, enquanto o Benfica tem 31 vitórias em 47 partidas.

A primeira metade do ano, que teve o ponto mais alto com a conquista da Taça da Liga, foi mais negativa para os da Luz, então treinados pelo espanhol Quique Flores, e foi a nova época, já sob o comando de Jorge Jesus, que trouxe vitalidade e ânimo às “águias”.

Entre a primeira metade do ano e a segunda o Benfica disputou quase o mesmo número de jogos (23/24), mas tem na fase posterior mais vitórias (17 em 31) e, sobretudo, bastantes mais golos marcados (62 num total de 102).

Em 47 jogos o Benfica ultrapassou a barreira centenária de golos, com o argentino Di María a apontar na vitória frente ao AEK o centésimo golo do ano. Seria também Di María a fazer o 101.º, e Saviola, no clássico com o FC Porto, o 102.º.

Dos três “grandes”, o Sporting é a equipa que tem pior prestação, sobretudo face a uma segunda metade de ano em “crise” e que culminou com a saída de Paulo Bento, técnico que estava em Alvalade há mais de quatro anos.

Os primeiros cinco meses do ano terminaram com o segundo lugar e um possível acesso à “Champions”, que viria uns meses mais tarde a ser falhado (eliminado pela Fiorentina numa disputa em que a equipa italiana fez valer os golos marcados fora).

O cenário mais negro para os “leões” dá-se já na segunda metade do ano e na época futebolística de 2009/2010, com a equipa a não ter mais do que dez vitórias em 26 jogos disputados (12 empates e quatro derrotas).

No total do ano a equipa soma 26 vitórias, 17 empates e sete derrotas num universo de 50 jogos realizados.

Em golos marcados o Sporting tem 78 tiros certeiros, um número bastante aquém do alcançado por FC Porto (96 golos no ano) e Benfica (102), enquanto em golos sofridos também tem um registo pior do que os maiores rivais. Os “leões” sofreram um total de 51 golos (situação agravada com a goleada acumulada frente ao Bayern Munique, em que os bávaros marcaram 12 golos em dois jogos), o Benfica chegou aos 40, e o FC Porto foi o que menos sofreu (37) em mais jogos disputados.