Neve e gelo cortam estradas em Coimbra e provocam acidentes em Bragança e Vila Real

Foto
A neve e o gelo levaram a três acidentes, dos quais resultaram três feridos, dois com gravidade Paulo Pimenta

A Estrada Nacional 343, entre Catraia do Farropo e Fajão, na Pampilhosa da Serra, está cortada desde as 04h30. Cerca de três horas depois, as condições meteorológicas obrigaram também à suspensão do trânsito na Estrada Municipal 508, no concelho de Arganil, entre Moura da Serra e o Piódão.

O gelo e a neve provocaram ainda alguns acidentes. Por volta das 08h00, uma viatura dos bombeiros de Bragança despistou-se no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona de Macedo de Cavaleiros, provocando dois feridos graves. O tenente-coronel Melo Gomes, responsável pelo Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, adiantou que a viatura transportava idosos da Santa Casa da Misericórdia.

Em Vila Real, na Estrada Nacional 15 (EN15), paralela ao IP4 na zona da serra do Marão, ocorreram dois despistes, dos quais resultou um ferido ligeiro. Uma das viaturas que se despistou nesta estrada pertencia ao Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR. Segundo o CDOS, a EN15 permanece encerrada entre Vila Real e Amarante, tal como a EN304, que liga a Campeã a Mondim de Basto.

As autarquias estão a proceder ao espalhamento de sal em algumas estradas que atravessam zonas mais perigosas e com maior acumulação de gelo, como a EN311, entre Salto e Boticas; a EN103, entre Chaves e Valpaços; e a via que liga o alto do Pópulo a Alijó.

Os transportes públicos urbanos de Bragança também foram cancelados hoje devido ao gelo que afectou algumas das artérias da cidade.

Os CDOS de Bragança e Vila Real receberam hoje centenas de chamadas de pedidos de ajuda e de informação sobre as estradas e condições climatéricas.