“Sol” passa a estar à venda em Cabo Verde a partir de hoje

Foto
O “Sol” é o primeiro jornal português generalista a estar disponível no mesmo dia em Angola, Portugal e Cabo Verde Luís Ramos

O lançamento do jornal em Cabo Verde aconteceu ontem ao princípio da tarde, durante as comemorações do oitavo aniversário de existência do semanário “Expresso das Ilhas”.

O administrador delegado do “Sol”, Filipe Coelho, explicou à Lusa que a distribuição do jornal no arquipélago enquadra-se na expansão que o semanário está a levar a cabo nos países de Língua Portuguesa e que começou por Angola.

“Angola foi logo o primeiro país africano onde começámos a distribuir o jornal, em Abril, a que não é estranho o facto de a estrutura accionista do ‘Sol’ passar a estar nas mãos de uma empresa de capitais luso-angolanos”, sublinhou.

“A partir daí definimos em termos estratégicos fazer o alargamento ao espaço lusófono. Depois de Angola encetámos contactos com os outros países e o diálogo foi mais rápido com o ‘Expresso das Ilhas’, o que fez com que Cabo Verde fosse o primeiro país a seguir a Angola”, disse.

A parceria estabelecida entre os dois semanários permite a venda do jornal “Sol” em Cabo Verde, mas também a distribuição do “Expresso das Ilhas” em Portugal, designadamente nas áreas onde se concentram os imigrantes cabo-verdianos.

“Além do envio do ‘Sol’ para Cabo Verde, neste momento, são impressos com a nossa colaboração em Lisboa 5.000 exemplares do ‘Expresso das Ilhas’, sendo que mil vão para Luanda, juntamente com o jornal ‘Sol’, e os restantes distribuídos nas zonas de maior concentração da comunidade cabo-verdiana em Portugal”, avançou.

A partir desta semana, o “Sol” estará nas principais ilhas do país, sendo disponibilizados, nesta primeira fase, 1.500 exemplares, número que, segundo Filipe Coelho, deverá aumentar a partir de Janeiro de 2010.

O administrador delegado do “Sol” disse ainda à Lusa que a parceria não se cinge apenas à distribuição, pois o jornal português passará a trazer mais notícias sobre Cabo Verde.

“A nossa ideia da parceria com o ‘Expresso das Ilhas’ não se confina apenas à distribuição. Há outras áreas de colaboração e uma delas é entre as nossas redacções, no sentido de um apoio recíproco e podermos obter mais conteúdos sobre Cabo Verde”, explicou.

“Temos, no geral, aumentado os conteúdos sobre a Lusofonia. Em Angola, temos uma pequena redacção com jornalistas nossos mas, no caso de Cabo Verde, criámos esta parceria com intercâmbio de notícias”, afiançou.

Segundo Filipe Coelho, Moçambique é o próximo país onde o jornal passará a ser vendido, já no trimestre de 2010, estando neste momento também a preparar-se para entrar no mercado brasileiro.

O “Sol” é o primeiro jornal português generalista a estar disponível no mesmo dia em Angola, Portugal e Cabo Verde.