Jesualdo Ferreira em vantagem nos duelos com Jorge Jesus
O primeiro duelo entre os técnicos ocorreu a 27 de Janeiro de 2001, quando Jesualdo comandava o Benfica e Jesus o Vitória de Setúbal. Na Luz, à 20.ª jornada, os “sadinos” arrancaram um empate (1-1), com golos de Carlitos, para as “águias”, e Ico para os visitantes.
Depois de uma época de interregno, em 2003/04, Jesualdo, no Sporting de Braga, venceu o “derby” minhoto na recepção ao Vitória de Guimarães (2-1), de Jesus, que levou a melhor na segunda volta do campeonato (1-0).
O actual treinador do Benfica voltou a levar a melhor em Maio de 2005, quando orientava o Moreirense, sem que evitasse a despromoção, batendo os “arsenalistas”, por 2-1, na última jornada da Liga.
Depois desta vitória, Jesualdo, à frente de FC Porto e Sporting de Braga, nunca mais perdeu frente a equipas comandadas por Jesus, somando cinco vitórias, uma delas na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal de 2005/06 após prolongamento, e dois empates.
Ao serviço dos “dragões”, Jesualdo Ferreira conseguiu o pleno sobre o Belenenses, de Jesus, na época de 2006/07, vencendo no Restelo, por 1-0, com um golo de Hélder Postiga, e no Dragão, por 3-1, com tentos de Adriano, Lucho Gonzalez e Bruno Alves, enquanto Nivaldo reduziu para os lisboetas.
Em 2007/08, o Belenenses impôs um empate (1-1) no reduto dos “dragões, que marcaram, novamente, por Hélder Postiga, enquanto os “azuis” de Belém facturaram por José Pedro. Na segunda volta, Jesualdo “desforrou-se” ao vencer em Lisboa, por 2-1, quando Lisandro e Lucho Gonzalez anularam o golo do agora “encarnado” Weldon, ainda na primeira parte.
Na última época, Cristian Rodriguez e Lisandro Lopez deram a vitória ao FC Porto no terreno do Sporting de Braga (2-0), mas os técnicos voltaram a empatar (1-1), no jogo de consagração dos tetracampeões nacionais, com tentos de Farias, para os “dragões” e de Edimar, para os bracarenses.