Pacote americano para salvar instituições financeiras está a chegar ao fim
“Estamos a chegar a um ponto em que o programa tem de ser finalizado”, afirmou Geithner, numa comissão do Senado, convocada inicialmente para discutir a nova regulação que o Governo de Obama está a impulsionar no mercado de derivados bancários.
O Programa de Alívio de Activos Depreciados (TARP, na sua sigla em inglês) foi aprovado no final de 2008 pelo anterior Governo dos Estados Unidos com o objectivo de injectar capital nas entidades financeiras cuja solvência estava em risco pela sua exposição a activos tóxicos, como as hipotecas de alto risco.
O programa, muito criticado pela opinião pública por permitir o pagamento de prémios a directores de empresas resgatadas, termina no final do ano mas alguns legisladores defendem que este plano deve manter-se em 2010.
Geithner anunciou que o Governo Federal vai começar a trabalhar em breve na finalização deste programa, o que não quer dizer que tal aconteça no final do ano, como estava inicialmente previsto.
“Nada me deixaria mais feliz”, afirmou o secretário norte-americano do Tesouro, quando questionado sobre a possibilidade de terminar este pacote de estímulos.
No entanto, Geithner acrescentou que seria perigoso precipitar-se nessa decisão, uma vez que isso poderia estrangular o crédito e abalar a fraca recuperação económica.