Algarve, Alentejo e Andaluzia começam hoje a debater cooperação transfronteiriça

Foto
Este é um fórum de debate sobre as realidades económicas, culturais e sociais das três regiões Pedro Cunha

“Andalusíadas 2009 é a primeira edição de uma iniciativa de cooperação transfronteiriça entre as regiões do Algarve, Alentejo e Andaluzia. Trata-se de um fórum de debate aberto e conjunto das realidades económicas, culturais e sociais das três regiões”, explicou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Algarve.

A CCDR Algarve, que organiza o encontro em colaboração com a homóloga do Alentejo e a Secretaria-geral da Acção Exterior da Junta da Andaluzia, adiantou que esta primeira edição das Andalusíadas, que se realizarão anualmente numa das três regiões, conta com o Gabinete das Iniciativas Transfronteiriças.

“Em destaque estará a apresentação dos resultados dos projectos mais emblemáticos financiados pelo Programa Interreg IIIA, uma conferência sobre o turismo nas três regiões e as perspectivas sobre o funcionamento do novo programa operacional para a cooperação transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP 2007-2013)”, precisou ainda a CCDR.

As vertentes cultural e artística estarão também presentes através de uma exposição de fotografia da autoria de António Pérez, música portuguesa e espanhola, assim como uma mostra de gastronomia transfronteiriça.

Os trabalhos começam hoje de manhã, com a sessão abertura, que contará com a participação do presidente da CCDR Algarve, João Faria, do vice-presidente da CCDR Alentejo, António Viana Afonso, da directora do Secretariado Técnico Conjunto do POCTEP, Elena de Miguel, e do Secretário-geral de Acção Exterior da Junta da Andaluzia, Miguel Lucena Barranquero.