Exemplar da primeira BD do Super-Homem vai a leilão

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O exemplar do número um do "Action Comics" nunca foi restaurado e em 10, está no nível 6 relativamente ao seu estado de conservação DR

“Um dos interessados já quis trocar o seu Ferrari pelo livro”, como parte de um negócio “debaixo da mesa”, referiu à CNN, Stephen Fishler, o dono da Comic Commet, um site que medeia a negociação entre os compradores de BD e os vendedores.

O livro em questão da “Action Comics” não sofreu qualquer operação de restauro. “Das 100 cópias existentes, 80 por cento já foram restauradas, mas as pessoas querem uma cópia intacta”, diz Fishler. Numa escala referente ao estado de conservação das raridades de BD, entre 0 e 10, este álbum está classificado com um 6.

“É o Santo Graal das bandas desenhadas”, declara Fishler, que considera que o exemplar pode atingir um preço superior a 300 mil euros. Apesar desse valor, não foi estabelecida uma licitação mínima, pelo que o livro pode ser vendido por qualquer preço.

“Alguns livros podem entrar e sair de moda. O número um do 'Action Comics' jamais será um desses livros", pode-se ler na descrição deste álbum no Comic Commet.

Escondido na cave

Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o álbum de BD “Action Comics” apareceu pela primeira vez em Junho de 1938 e era vendido por 10 cêntimos de dólar. A personagem com maior destaque era o Super-Homem, que segundo Fishler inaugurou os super-heróis e “deu origem a tudo que veio depois, como o Batman ou o Homem-Aranha”, refere.


Pela primeira vez, nesta BD, foram também apresentadas ao público Lois Lane e Zatara, outras célebres personagens da série.

Cerca de 12 anos depois de ser lançado, o exemplar, que agora vai ser leiloado, foi comprado por 35 cêntimos por um rapaz numa loja de segunda mão. Até 1966, o livro ficou esquecido na cave da casa da mãe do dono, que não foi identificado. Desde então que o livro tem sido guardado com a intenção de fazer subir o seu valor.

Apesar da crise mundial, Fishler espera que o livro venda bem até porque, como refere, os livros de BD podem ser um bom investimento.

Mas a preciosidade deste livro, não se fica pelas tiras de banda desenhada. No interior do álbum é possível vislumbrar anúncios que na década de 30 eram normais. Desde um camaleão vivo por 25 cêntimos de dólar, com o slogan “vejam, ele muda de cor”, passando por perucas louras (0,35 dólares), lições de dança e hipnotismo, uma bíblia do tamanho de um selo (0,15 dólares) até um boneco para ventríloquos (1,35 dólares), era o leque de produtos anunciados no livro.

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