Vodafone garante que é a operadora com melhor desempenho global
Nos aglomerados urbanos, ou seja, centros urbanos, a operadora regista o melhor tempo de estabelecimento de chamadas, a melhor acessibilidade e a melhor taxa de terminação de chamadas. Nos eixos rodoviários, a operadora adianta que "lidera também no tempo de estabelecimento de chamadas e na taxa de terminação".
Se a análise tiver em conta a rede de terceira geração móvel (3G), a "Vodafone destaca-se novamente com o melhor desempenho global e com os resultados mais consistentes", apresentando 93,5 por cento na acessibilidade e o melhor tempo de estabelecimento de chamadas nos centros urbanos. Em comunicado, a TMN anunciou hoje que, no âmbito da auditoria da qualidade de serviços às redes móveis realizado pela Anacom em 2007, a operadora apresenta "o melhor desempenho com cobertura global de 99,3 por cento" nos principais eixos rodoviários e zonas urbanas.
Em relação aos serviços disponibilizados na rede de terceira geração móvel (3G), "a TMN não só regista a melhor evolução de desempenho a nível nacional, como é o operador que preenche com os valores mais altos 3 dos 5 critérios de análise: qualidade de voz, a qualidade de vídeo e a taxa de terminação de chamadas". A Optimus, empresa de telecomunicações da Sonaecom, reclama para si o melhor resultado entre as operadoras móveis na qualidade das chamadas telefónicas nas grandes áreas urbanas, ou seja, Lisboa e Porto.
O estudo da Anacom, hoje divulgado, foi realizado entre 18 de Setembro e 19 de Outubro de 2007 e tem por base 23.029 chamadas de teste efectuadas e 3.001.240 medidas de sinal radioeléctrico, o que corresponde a aproximadamente 210 horas de medidas ao longo de 8.855 quilómetros. "A amostra utilizada permitiu que os resultados globais obtidos por cada operador apresentem erros de precisão máximos inferiores a 1,36 por cento nos aglomerados urbanos e inferiores a 3,06 por cento nos eixos rodoviários, com nível de confiança de 95 por cento", refere a Anacom no estudo.