Anacom mantém prazo de entrega de propostas para TDT até às 16h00 de hoje
"A Anacom não vai adiar o prazo final de entrega", disse à Lusa fonte oficial do organismo, explicando que irá receber as propostas dos candidatos "hoje até às 16h00".
A empresa sueca Airplus TV pediu ontem o adiamento por 30 dias do prazo de entrega das candidaturas na sequência do acordo de compra da rede de distribuição de sinal televisivo da Media Capital, a Reti, pela Portugal Telecom.
O pedido de adiamento visa esperar que a Autoridade da Concorrência se pronuncie sobre o facto de a Portugal Telecom passar a gerir as duas redes de distribuição de sinal televisivo, o que lhe poderá dar vantagem face a outros concorrentes.
Além disso, a Airplus TV contesta também a falta de conhecimento dos valores que a PT irá cobrar pela emissão de sinal, o que a impede de incluir este elemento na sua candidatura.
Apesar dos obstáculos, a Airplus TV deverá ser a única, em conjunto com a Portugal Telecom, a apresentar-se ao concurso de TDT, embora a falta destes elementos possam levar à sua desclassificação.
A Portugal Telecom anunciou ontem ter acordado com a RTP, SIC e TVI as condições de distribuição dos canais de sinal aberto caso ganhe o concurso para a rede de transmissão dos canais gratuitos de TDT.
Caso a Airplus TV seja desclassificada, a PT será a única concorrente ao concurso para os canais gratuitos de TDT, depois de ter acordado com a Media Capital que irá gerir a rede de transmissão do sinal televisivo da TVI até final de 2011.