Tratado de Lisboa assinado pelos líderes europeus
Após as intervenções do presidente em exercício da UE, José Sócrates, do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Presidente do Parlamento Europeu, Hans Gert-Pottering, seguiu-se a assinatura propriamente dita do Tratado de Lisboa por todos os 27 chefes de Estado ou de Governo e pelos respectivos ministros dos Negócios Estrangeiros, que começou às 12h25.
Ao som de uma música do compositor português Rodrigo Leão, as 27 delegações foram chamadas uma a uma, por ordem alfabética, para a assinatura do tratado, tendo Portugal sido o 21º país a firmar o documento, às 12h45.
Imediatamente depois do fim da assinatura do tratado, Dulce Pontes encerrou a cerimónia com a interpretação de duas das suas músicas, entre elas a conhecida "Canção do Mar".
Após a assinatura, os dirigentes europeus seguiram para o Museu dos Coches, a bordo de um eléctrico pintado com as cores da presidência portuguesa. O almoço será oferecido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, esperando-se ainda a chegada do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que só esta tarde irá assinar o Tratado de Lisboa.
UE põe fim a crise institucionalA assinatura do novo tratado europeu promete pôr fim à grave crise política e institucional provocada pelo fracasso da Constituição Europeia, rejeitada em França e na Holanda, e constitui o grande sucesso da actual presidência portuguesa da UE, que termina no fim do mês e ficará na história do processo de integração europeia.
Com esta assinatura inicia-se o obrigatório processo de ratificação/confirmação do documento em todos os Estados-membros, sem excepção, por via parlamentar ou em referendos, condição prévia à sua entrada em vigor. A maioria dos países já anunciou que o tratado será ratificado pelos respectivos Parlamentos, mas a consulta popular irá acontecer pelo menos na Irlanda, por imperativo Constitucional.
Os dirigentes da União fixaram como objectivo a entrada em vigor do Tratado de Lisboa a 1 de Janeiro de 2009, antes das próximas eleições europeias de Junho do mesmo ano.
Comentários
Últimas publicações
Tópicos disponíveis
Escolha um dos seguintes tópicos para criar um grupo no Fórum Público.
Tópicos