Apresentado novo sistema de combate a incêndios que utiliza água micro-pulverizada
Os equipamentos foram apresentados no auditório do Centro de Operações de Técnicas Florestais e testados no aeródromo municipal, onde funciona um pólo do Centro de Formação da Escola Nacional de Bombeiros, num simulacro de incêndio.
"Trata-se de um equipamento de tecnologia aeroespacial com um sistema de espuma e água pulverizada, que permite uma primeira intervenção mais decisiva, eficaz e com menos recursos", explicou Paulo Moreira, da Tecniquitel, distribuidora da tecnologia concebida pela empresa alemã AFT (Advanced Firefighting Technology GmbH).
Segundo Paulo Moreira, "o lançamento de água dividida em partículas adequadas forma um manto de vapor que sufoca as chamas e impede a entrada de oxigénio, extinguindo-as".
A tecnologia AFT está disponível através de unidades móveis de trazer às costas ou montadas sobre rodas, constituídas por um cilindro de ar comprimido, com um reservatório de água e espuma e uma pistola que permite ao utilizador direccionar o jacto a uma distância de 18 metros.
"Esta tecnologia produz água nebulizada ultrafina de distribuição concentrada, espuma ou espuma de ar comprimido, utilizando ponteiras especiais que criam uma área de superfície cerca de 50 vezes superior à água projectada por uma autobomba convencional, o que resulta num rápido arrefecimento devido à intensa absorção do calor", sublinhou Paulo Moreira.
Como potenciais clientes do sistema, a AFT aponta as equipas de primeira intervenção dos bombeiros, as Forças Armadas, petrolíferas, aeroportos e forças de segurança.
A mesma tecnologia tem capacidade para grandes incêndios, através de viaturas próprias, e pode também ser aplicada em helicópteros com um canhão de jacto superior a 70 metros, com débito de dez litros por segundo.
De acordo com Philippe Greffe, representante da AFT para a Europa do Sul, este sistema de extinção de incêndios já foi adoptado pelo Aeroporto de Basileia, na Suíça, Metro de Calcutá, Índia, autoridades portuárias de Singapura e pela principal estação de comboios de Frankfurt, na Alemanha.
Um simples sistema portátil, de trazer às costas, com capacidade para nove litros, pode custar até 3750 euros, dependendo das quantidades adquiridos, de acordo com a empresa distribuidora.
Os sistemas são fabricados na Alemanha, incorporando, segundo o fabricante, "componentes de alta qualidade e precisão", aprovados e certificados por organismos europeus.