França: Barthez suspenso no mínimo até 15 de Outubro
A primeira sanção implicava uma paragem efectiva de três meses e outros três de pena suspensa, enquanto a segunda decisão, adoptada hoje, aumenta consideravelmente a pena imposta a Barthez, que vê a suspensão efectiva passar para um mínimo de seis meses e 25 dias, caso cumpra 10 tarefas impostas pela Federação Francesa de Futebol (FFF).
"Se Barthez cumprir dez tarefas que melhorem a imagem e perfil do futebol", poderá ficar com a pena suspensa a partir de 15 de Outubro, mas, se tal não acontecer, não jogará antes do final de Dezembro de 2005, anunciou o presidente da FFF, Jean-Pierre Escalettes.
Mas o advogado do futebolista francês, Phillippe Pech de Laclause, não poupou críticas ao castigo agora anunciado pela FFF: "É uma sanção inaceitável. Acabo de falar com o Fabien e posso dizer-vos que ele está muito desiludido com a sua federação".
Incidente aconteceu em MarrocosO incidente que esteve na origem desta decisão da FFF ocorreu a 12 de Fevereiro em Marrocos, no encontro particular entre o Wydad Casablanca e o Olympique de Marselha, quando o guardião francês cuspiu no árbitro marroquino Abdellah el-Achiri.
Barthez vai, assim, falhar quatro jogos da selecção francesa na qualificação para o Mundial Alemanha2006, com as Ilhas Faroé (3 Setembro), Irlanda (7), Suíça (8 Outubro) e Chipre (12), mas também perde as últimas três jornadas do actual campeonato francês e pelo menos as primeiras 10 da próxima época.
O guarda-redes, de 33 anos, que manifestara a intenção de deixar o futebol no final da próxima temporada, já garantiu que esta sanção não o vai fazer antecipar o adeus à competição e prometeu estar presente na fase final do Mundial Alemanha2006, apesar de ter ficado "extremamente triste com a decisão da federação".
"Não tenho qualquer intenção [de pôr termo à carreira]. Aconteça o que acontecer, vou continuar [a jogar] e estarei presente no Mundial", disse hoje Barthez às rádios France Info e France Inter, acrescentando: "Vou lutar e onde me sinto mais forte é no relvado. Por isso, vou lutar no relvado assim que regressar".