Eleições legislativas no Afeganistão a 18 de Setembro

Foto
O escrutínio deverá permitir a 10,5 milhões de eleitores afegãos escolher os 249 membros do Parlamento Alexander Nemenov/AFP

O escrutínio deverá permitir a 10,5 milhões de eleitores afegãos escolher os 249 membros do Parlamento, bem como os conselhos de província.

As legislativas estavam previstas para Junho de 2004, em simultâneo com as eleições presidenciais, mas acabaram por ser adiadas por várias vezes por razões de segurança e organização. Entre os problemas detectados no último ano estiveram o financiamento do escrutínio, o recenseamento dos eleitores ou o voto dos refugiados afegãos no estrangeiro e problemas logísticos.

As próprias presidenciais foram também alvo de adiamentos por motivos idênticos, tendo finalmente decorrido no passado dia 9 de Outubro. Hamid Karzai teve uma vitória esmagadora nas eleições, depois de ter assumido interinamente o poder, após o derrube do regime taliban pelas forças norte-americanas em 2001. Karzai precisa, no entanto, de um novo Parlamento para confirmar os membros do seu Governo nas suas funções.

Por sua vez, as eleições com vista a constituir os conselhos de distritos também foram adiadas, até 2006, por "razões técnicas", como explicou Bismillah Bismil. O responsável pela comissão eleitoral, formada por doze membros, entre eles responsáveis afegãos e peritos nomeados pelas Nações Unidas, sublinha que continuam a existir dificuldades em fixar os limites geográficos de pelos menos 40 distritos.

Sugerir correcção
Comentar