Ena Pá 2000 comemoram 20 anos de carreira no Paradise Garage

Foto
Os Ena Pá 2000 assumem-se como uma "contra-instituição" na música portuguesa Paulo Pimenta/PÚBLICO

Os Ena Pá 2000 assumem a diferença: "Queremos combater essa atitude de massa andróide e andrógena consumida pelo mercantilismo global." Esta intenção de "intervenção social" foi levada a outro nível por Vieira, quando quis ser candidato às eleições presidenciais de 2001 - não conseguiu as assinaturas necessárias. A homenagem ao "Candidato Vieira" é outro dos pretextos deste concerto, que vai ser filmado e incluído num DVD a ser lançado a 2005.

Apesar de se comemorar uma data importante para a banda, o concerto será relegado para segundo plano no DVD, que abre com um documentário do realizador Bruno de Almeida sobre o projecto de candidatura política do líder da banda. "O Candidato Vieira" (título do filme) conta com imagens de concertos da banda e dos bastidores da campanha e também com entrevistas e debates televisivos em que o "candidato" participou. "Trata-se de um documentário humorístico-político sobre um candidato incompreendido. Quando ele for eleito, as pessoas vão ver este documentário com outros olhos", diz o realizador Bruno de Almeida. "Qual é, na verdade, a diferença entre o espectáculo e a política?", responde Manuel João Vieira sobre esta fusão entre a candidatura e o seu projecto musical.

Os Ena Pá 2000, que lançaram este ano o álbum "A Luta Continua!", tornaram-se ao longo da sua carreira numa espécie de fenómeno de culto - especialmente entre as camadas jovens universitárias - com canções como "Marilú" e "És Cruel" que, provavelmente devido às suas letras com uma linguagem obscena, sempre fugiram ao "mainstream" musical português. "Nunca passámos nas rádios. Somos uma contra-instituição", refere Vieira, que também faz parte dos grupos Corações de Atum e Irmãos Catita.

O concerto vai relembrar os maiores êxitos dos Ena Pá 2000 e contará com participações tão variadas como as de Phil Mendryx, que "proporcionará desgarrados solos na guitarra", Tony Barracuda, o "strip-tease" da "artista internacional" Gretty Star, e muitas outras surpresas. Manuel João Vieira diz que o concerto "reunirá as melhores memórias que temos da nossa carreira - acima de tudo as bebedeiras, os hotéis destruídos e as noites passadas na esquadra".

Sugerir correcção
Comentar