Santana Lopes anuncia secretarias de Estado em seis cidades
Em comunicado, o Executivo de Pedro Santana Lopes indicou que as secretarias de Estado que vão sair de Lisboa são as da Administração Local, que passará para Coimbra, da Agricultura e Alimentação (Santarém), da Educação (Aveiro), dos Bens Culturais (Évora), do Turismo (Faro) e da Juventude (Braga).
Ainda na nota do gabinete do chefe de Governo, é revelado que "relativamente à cidade do Porto foi tomada a decisão de nela se disponibilizarem instalações, nas quais o primeiro-ministro e os diferentes membros do Governo, por períodos regulares, desempenharão a sua normal actividade".
Segundo o documento, o Conselho de Ministros vai realizar-se em diferente locais do país, com periodicidade mensal, com início na próxima reunião, que "terá lugar na cidade do Porto no dia 29 de Julho".
As medidas agora anunciadas correspondem à decisão do actual Executivo de assumir "como essencial" a continuação da reforma em matéria de descentralização, "na sequência das iniciativas desenvolvidas pelo XV Governo Constitucional", lê-se no comunicado.
A reforma, prossegue o documento, visa o "desenvolvimento do processo de reorganização territorial, através da consolidação das novas realidades supramunicipais", nomeadamente as comunidades urbanas, as comunidades intermunicipais e as grandes áreas metropolitanas.
O "aprofundamento da transferência de competências dos diferentes serviços e organismos da Administração central para a administração local" é outro objectivo da reforma que será prosseguida pelo Executivo de Santana Lopes.
Antes de assumir as funções de primeiro-ministro, Santana Lopes já tinha anunciado que pretendia deslocar alguns serviços do Governo para fora da capital.
Comentários
Últimas publicações
Tópicos disponíveis
Escolha um dos seguintes tópicos para criar um grupo no Fórum Público.
Tópicos