Karl Malone e Gary Payton assinam pelos Los Angeles Lakers
Considerado um dos melhores bases da NBA, e depois de uma temporada dividida entre os Seatle SuperSonics e os Milwaukee Bucks, Payton, de 35 anos, receberá 4,41 milhões de euros pela próxima temporada e 4,85 milhões de euros no caso de disputar mais uma época ao serviço da equipa californiana.
Depois de 18 épocas ao serviço dos Utah Jazz e em vésperas de completar 40 anos, Malone vai auferir 1,35 milhões de euros pelos seus préstimos. O poste é o segundo melhor marcador da história da NBA.
A chegada dos dois jogadores à equipa de Shaquille O'Neal e Kobe Bryant reforçará a sua candidatura ao título, que este ano ficou nas mãos dos "carrascos" dos californianos na segunda ronda dos "play-offs", os San Antonio Spurs.
"Quando o Karl me disse o que ia fazer, pensei que não poderia perder esta oportunidade de jogar com os Lakers. Com quatro grandes jogadores como nós a jogarem em equipa, temos uma enorme possibilidade de ganhar o campeonato", admitiu Payton.
Salários da NBA atingem novo recordeO tecto salarial das equipas da NBA para a época 2003/04 é de quase de 44 milhões de dólares (cerca de 39 milhões de euros), atingindo um novo recorde na competição.
Reunidos ontem à noite, os responsáveis da NBA e do sindicato de jogadores chegaram a acordo para um aumento de nove por cento em relação à última temporada.
Este acréscimo surge depois de na época passada o limite dos salários ter caído de 42 para 40 milhões de dólares (de 37 para 35,2 milhões de euros), facto que já não acontecia desde que foi adoptado o tecto salarial, na época de 1984/85.
O regulamento da NBA fixa o tecto salarial para 2003/04 em 43,84 milhões de dólares (cerca de 38 milhões de euros), mas as equipas podem ultrapassar este valor em algumas circunstâncias.
Se ultrapassarem os 52,9 milhões de dólares (cerca de 46,5 milhões de euros), as equipas ficam, então, sujeitas a multas de valor muito alto, cujo produto é distribuído pelas que respeitaram o tecto salarial.
Segundo o sindicato dos jogadores, o recorde do tecto salarial atingido esta época permite que os contratos entre os New Jersey Nets e Jason Kidd e os Indiana Pacers e Jermaine O'Neal aumentem quase cinco milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros) em relação ao que estava inicialmente estipulado.