Joe Stummer morreu de ataque cardíaco

Foto
Joe Strummer (1952-2002) DR

Strummer faleceu em sua casa no dia 22 de Dezembro, aos 50 anos de idade. O guitarrista, vocalista e compositor – de seu verdadeiro nome John Graham Mellor – formou os Clash em 1976, juntamente com Mick Jones, Paul Simonon e Nicky “Topper” Headon. No ano seguinte chegava aos escaparates o álbum de estreia homónimo. Tinha nascido uma das bandas mais influentes da história do rock. Juntamente com os Sex Pistols, os Clash estiveram na linha da frente do movimento punk que despontou no Reino Unido na década de 70, graças a hinos como “White Riot”, “London Calling”, “Should I stay or should I go?” ou “Rock the Casbah”.

Em 1986, a banda dava por terminada a sua carreira. Joe Strummer prosseguiu, fundando uma nova banda: The Mescaleros. O músico estava actualmente em estúdio a trabalhar no terceiro álbum de originais do grupo, depois de “Global a Go-go”.

Num dos últimos concertos dos Mescaleros (a 15 de Novembro), os fãs foram surpreendidos com a presença de outro ex-Clash. Mick Jones juntou-se à banda para um “encore” que incluiu originais dos Clash. Foi a primeira vez em quase 20 anos que Strummer e Jones partilharam o mesmo palco. Jones foi expulso da banda por Strummer pouco tempo depois da promoção ao álbum “Combat Rock” (1982). O grupo seria definitivamente dissolvido em 1986, depois do derradeiro álbum, “Cut the Crap” (1985).

Na altura, segundo a “Rolling Stone”, ambos disseram que foi bom voltarem a tocar juntos. “Acabamos por crescer e parar de resmungar. Enterramos o machado de guerra ou simplesmente deixamos de nos conseguir lembrar do que era esse machado afinal”, comentou Strummer.

Entretanto, os Clash foram nomeados para figurar numa das estrelas do “Passeio da Fama”, em Hollywood e, como os artistas são convidados a actuar na cerimónia (a decorrer em Março), havia rumores sobre uma possível reunião da banda a esse propósito.

Sugerir correcção
Comentar