Portugal e Espanha lançam novos estudos sobre TGV

Foto
PUBLICO.PT

Aos traçados já conhecidos de ligação Portugal-Espanha por Cáceres ou Badajoz foi agora acrescentada uma nova hipótese que passa por Salamanca e Valladolid.

Os estudos, que incidem sobre a viabilidade económica e técnica e o impacte ambiental, serão objecto de um concurso internacional a lançar no início do próximo ano. Fontes diplomáticas ligadas ao processo consideraram que o adiamento da decisão "não constitui qualquer dramatismo", acrescentando que "ainda há tempo até ao ano 2006" para o financiamento comunitário".

Entretanto, e "fechado" que está o processo de ligação por TGV Porto/Vigo, os ministros das Obras Públicas de Portugal e do Fomento de Espanha vão prosseguir as conversações sobre este projecto e sobre a melhoria das ligações ferroviárias para transporte de mercadorias bem como das conexões por auto-estradas. Neste sentido, o Governo espanhol comprometeu-se a acelerar a construção da auto-estrada Vilar Formoso/Salamanca, da qual, aliás, já foram adjudicados alguns troços, estando os restantes orçamentados.