O que causa os fogos florestais em Portugal?

  • Segundo o Serviço Nacional de Bombeiros, 98 por cento dos incêndios florestais em Portugal têm origem humana. Destes, 25 por cento são de origem criminosa, 43 por cento acontecem por negligência e os restantes são também de origem humana mas com causa desconhecida.


  • Entre os actos que mais frequentemente levam à proliferação de fogos florestais na época estival estão a falta de limpeza das matas, a limpeza feita em época desadequada e o fogo de artifício lançado durante festas populares.


  • As espécies florestais mais afectadas pelos fogos em Portugal são o pinheiro e o eucalipto, embora também ardam grandes quantidades de mato.


  • A limpeza de matas durante a Primavera, Outono ou Inverno e a manutenção de uma faixa de limpeza à volta das habitações num raio entre 50 a cem metros são duas formas de evitar fogos acidentais.

  • Acessos dificultam controlo do incêndio em Chaves

    Foto
    António José/Lusa

    O incêndio, que deflagrou às 14h25 de ontem, está a ser combatido por 85 bombeiros, apoiados por 23 viaturas e um helicóptero, que está no local devido à falta de acessos à zona ardida.

    Fonte do Centro de Coordenação Operacional (CCO) disse ao PUBLICO.PT que os bombeiros contam "durante a manhã" circunscrever as chamas.

    Não há habitações em perigo.

    Sugerir correcção
    Comentar