Debate Ferro/Durão visto por 1,2 milhões de espectadores

Foto
Ontem foi o único frente-a-frente televisivo entre os dois principais candidatos Dulce Fernandes

Ao longo das quase duas horas de emissão da SIC, mais de 3,4 milhões de espectadores contactaram com o programa, conforme os dados apurados pela mesma empresa de audiometria.O conceito de "contactar" o programa é, porém, vago, uma vez que, para a empresa que mede as audiências televisivas em Portugal, "contactar" significa sintonizar o canal durante, pelo menos, um segundo.
Na prática, qualquer espectador que faz "zapping" sintoniza um canal durante, pelo menos, um segundo, pelo que o valor de audiência média (1,2 milhões de espectadores) acaba por ser muito mais rigoroso.
O frente-a-frente entre os dois candidatos às legislativas antecipadas de 17 de Março teve um "share" de 33,4 por cento, o que significa que àquela hora, em cada 100 espectadores que viam televisão 33,4 acompanhava as propostas dos líderes do PS e do PSD.
O pico do debate registou-se às 21h39, quando o "share" subiu para os 40,3 por cento.
Telenovelas 1, debate político 0
Apesar do interesse do actual momento político português e de este ter sido o único frente-a-frente entre os dois candidatos a primeiro-ministro, o debate não foi capaz de derrotar as novelas da TVI, que mantiveram a liderança das audiências.
"Anjo Selvagem", que desde o seu início tem liderado as preferências dos telespectadores, voltou a ser o programa mais visto em Portugal, com 52,2 por cento de share, o que equivale a maioria absoluta.
As histórias da personagem interpretada pela actriz Paula Neves foram vistas em média por 1,9 milhões de espectadores, tendo sido contactadas no total por 2,8 milhões. A novela "Filha do Mar", o episódio do fim da tarde de "Anjo Selvagem" e o "Jornal Nacional" (todos da TVI) ficaram à frente do debate para as Legislativas de Março, emitido pela SIC.
Quanto à RTP, o primeiro programa a surgir na tabela aparece apenas na 12ª posição. O "Telejornal" registou 17,4 por cento de "share".
Na média do"share" diário, o debate permitiu à SIC aproximar-se da liderança, com 34,2 por cento, atrás da TVI, com 35,6.
A RTP 1 caiu para os 17 por cento e a RTP 2 registou 3,7 por cento, num universo que contemplou ainda mais de nove por cento de espectadores que preferiram os canais do Cabo.
O debate, que foi transmitido em simultâneo pela SIC Notícias, permitiu ao canal temático subir o seu "share" diário.
A seguir ao confronto de ideias entre os dois candidatos, a SIC Notícias preparou um debate sobre o frente-a-frente, com jornalistas, políticos, empresários, sindicalistas e comentadores, que registou uma audiência média de 121 mil espectadores, tendo sido contactado por 625 mil pessoas.

Sugerir correcção
Comentar