Filme premiado em Locarno aflora Revolução do 25 de Abril

Foto
"A Caminho da Revolução num Dois Cavalos" de Maurizio Sciarra (à esquerda) recebeu ontem o "Leopardo de Ouro" do Festival de Locarno Alessandro della Valle/EPA

"A Caminho da Revolução num Dois Cavalos" (tradução portuguesa) recebeu o galardão mais importante deste festival de cinema, no valor de 250 mil euros (50.100 contos), atribuído ao filme italiano por decisão da maioria dos oito elementos que compunham o júri, relata a Lusa. Mas, durante a divulgação dos prémios, o filme foi vaiado por pessoas da assistência e dois membros do júri, a realizadora francesa Emilie Deleuze e a actriz italiana Laura Morante, opuseram-se à escolha."Eu pensava que estávamos aqui para recompensar bons filmes", declarou Laura Morante, que é a actriz principal do último filme de Nanni Moretti, premiado com a "Palma de Ouro" do Festival de Cannes.
A contestação pública de um filme por parte de elementos do júri é uma situação inédita em Locarno. Alguns participantes consideraram vergonhoso que o júri conteste publicamente a escolha da maioria.
Por seu turno, o único elemento masculino do júri, o escritor e realizador chileno Antonio Skarmeta, sustentou com convicção, o seu apoio a "Alla Rivoluzione sulla due Cavalli", justificando que se trata de um maravilhoso convite para que a juventude partilhe certos ideais.

Sugerir correcção
Comentar