O efeito "Trainspotting" começa a gerar as suas aberrações. Produzido por Danny Boyle e Andrew McDonald, "A Cidade dos Gémeos" faz pelo País de Gales o mesmo que "Trainspotting" fez pela Escócia: olha-o com um pseudo-realismo distorcido onde o sórdido se transforma em caricatura, goza com os estereótipos regionais ao mesmo tempo que os ergue como bandeira a afirmação de uma identidade.
Estreia na realização de Kevin Allen, "A Cidade dos Gémeos" passa-se numa Swansea proletária entre manhosas casas de massagens, medíocres equipas de "rugby", vedetas decadentes do "karaoke" e pequenos mafiosos de bairro - no centro de tudo, um par gémeos estúpidos e desocupados, conhecidos pelos seus actos de vandalismo. Sob o pretexto de que tem um fundo social consistente e de que se filia num género consagrado (o realismo, tendência britânica), o filme de Kevin Allen limita-se a alinhavar meia-dúzia de graçolas e a ficar, embevecido, a olhar para boçalidade - a sua e a dos outros.
Os "hooligans" também fazem filmes?