The Walking Dead revela que personagem transita para Fear the Walking Dead
Sem spoilers: nada revelando de concreto para a actual temporada – mas dando sinais inevitáveis para a sua intriga –, a série avança com nova estratégia. Audiências e críticas têm estado em quebra, mas dezenas de milhões continuam com os zombies e os sobreviventes.
Têm sido semanas irregulares para uma das séries mais populares do mundo e um franchise literário-televisivo em plena reinvenção. Há oito anos no ar, e depois de um crescimento meteórico, as audiências e a avaliação crítica da oitava temporada têm estado em quebra nos EUA. O sexto episódio passa nesta segunda-feira em Portugal, mas foi no programa de conversa sobre a série, Talking Dead, que foi revelado que quem fará o anunciado cruzamento entre a série original e o seu spinoff, Fear the Walking Dead, será o actor Lennie James – aliás, a personagem Morgan Jones.
Numa altura em que também Fear the Walking Dead, a série que conta outras histórias de sobreviventes logo após a epidemia que gerou o já famoso apocalipse zombie, está em reformulação, o actor confirmou que começa já nesta segunda-feira a filmar a quarta temporada de Fear (que, em Portugal, passa no canal AMC); The Walking Dead é a série mais vista da Fox e, na temporada passada, foi a série mais vista do país. E se o anúncio nada revela sobre a intriga de The Walking Dead e sobre os acontecimentos de The King, the Widow and Rick, exibido domingo nos EUA e esta segunda-feira em Portugal, dá pistas sobre o futuro da personagem na série original.
As filmagens da temporada em exibição de The Walking Dead, a oitava, já terminaram na Geórgia e agora James muda-se para o Texas, para onde migra a série-prequela.
“O arco [narrativo] de Morgan na temporada oito de The Walking Dead posicionou-o para a história de Fear the Walking Dead”, segundo um comunicado do showrunner da série da Fox, Scott M. Gimple. “Também era importante ver o mundo e as personagens de fazer através de novos olhos, ainda que sejam familiares.” Já o actor, que interpreta a personagem de Morgan desde a primeira temporada – é o primeiro humano que o protagonista Rick Grimes encontra – e foi reaparecendo esporadicamente (na terceira e quinta temporadas) até se tornar um dos personagens principais nas últimas três temporadas, esse manifesta a sua tradicional saudade antecipada dos colegas. "Deixar aquele elenco, deixar aquela equipa. Já me despedi” de todos, disse.
Caberá a Leslie James e a Morgan fazerem o anunciado crossover entre as duas séries, que fazem parte de um franchise originado pelos comics de Robert Kirkman e engrossado pela série prequela. Esta, cujas audiências estão longe das da série estreada em 2010 (tem uma média de cinco milhões de espectadores nos EUA contra os actuais 14 milhões, já incluindo visionamentos diferidos, de The Walking Dead nos EUA), está a ser reorganizada. Mudou de showrunner, o principal responsável pela coordenação de argumento e filmagens das séries, trocando o autor original com Kirkman, Dave Erickson, pelos responsáveis de Era Uma Vez - Andrew Chambliss e Ian Goldberg - e reforçando a coordenação entre as duas séries com a presença de Gimple como produtor executivo. O elenco, como nota a Hollywood Reporter, foi também reforçado, entrando Jenna Elfman (Dharma & Greg) e Garret Dillahunt (Deadwood) para as suas fileiras.
A oitava temporada de The Walking Dead tem sofrido um pouco com a crítica e com as audiências, apesar de continuar a agregar uma impressionante fatia de espectadores (embora na temporada 2016/17 tenha também estreado em alta, com 21,5 milhões de espectadores nos EUA tendo depois perdido cerca de cinco milhões de espectadores pelo caminho).