Para os seus olhos apenas: Samsung lança phablet com bloqueio de íris
Marca sul-coreana lança nova geração do Galaxy Note, que inclui controlo de acesso pela íris e um compartimento encriptado, e apresenta estratégia para reagir à desaceleração do mercado dos telemóveis inteligentes.
A Samsung apresentou esta terça-feira em eventos simultâneos em Londres, Nova Iorque e Rio de Janeiro o novo Galaxy Note 7, um smartphone de grandes dimensões (ecrã de 5,7 polegadas). Com este lançamento, a marca sul-coreana antecipa em cerca de um mês a apresentação do próximo modelo da rival Apple, que caminha para a sétima geração do iPhone, e reforça a aposta nos chamados phablets, telemóveis com um tamanho a meio caminho entre o smartphone e o tablet, e que têm registado uma procura crescente apesar da desaceleração global das vendas de aparelhos móveis.
“O mercado dos phablets está previsto crescer até um total de 698.2 milhões de equipamentos em 2017, o que ocupará 44,6% da procura total de smartphones”, disse ao PÚBLICO Jean-Daniel Ayme, vice-presidente da Samsung para área mobile na Europa, justificando a aposta no formato. A marca tinha sido pioneira no mercado dos smartphones de grande ecrã, lançando o primeiro Note em 2011, um modelo inicialmente pensado para um público profissional mas agora recentrado na confluência entre o trabalho e o lazer.
O reforço da segurança é um dos destaques do Galaxy Note 7, que passa a contar com controlo de acesso através da leitura da íris, a par do habitual código ou do desenho de um padrão no ecrã. Depois de tirar uma primeira fotografia aos olhos do utilizador, o telemóvel passa a reconhecer a íris, desbloqueando o ecrã com o olhar.
Para além desta nova camada de segurança, o Galaxy Note 7 inclui um arquivo encriptado para o qual o utilizador pode mover ficheiros e aplicações, reforçando a privacidade. O acesso a este ‘cofre’ também pode ser restringido através da leitura da íris.
Outra novidade é a possibilidade de escrever ou desenhar notas no ecrã do telemóvel mesmo quando este se encontra bloqueado – algo que facilita a utilização do smartphone para listas de compras no supermercado, por exemplo. Para além do aparelho resistir à imersão em água, o ecrã pode ser rabiscado mesmo quando está molhado. O Galaxy Note 7 passa também a concentrar toda as notas (escritas ou desenhadas) numa única aplicação.
O Galaxy Note 7 possibilita também a tradução de palavras reconhecidas em fotografias, facilitando, por exemplo, a leitura de um menu em língua estrangeira. Contempla ainda a possibilidade de criar ficheiros GIF através da gravação de zonas seleccionadas do ecrã. O PÚBLICO pôde testar estas funcionalidades numa apresentação privada do modelo que teve lugar em Londres, no final de Julho.
Quanto às características técnicas, o Galaxy Note 7 conta com um processador Qualcomm Snapdragon 820, 4GB de memória RAM, um ecrã edge (curvo em ambos lados) Quad HD Super Amoled com 2560x1440 de resolução, uma câmara traseira dual pix de 12 MP e outra frontal de 5 MP, auxiliando a produção de vídeos em HDR. À semelhança das anteriores gerações Note, contém uma caneta stylus, a S Pen, agora com resistência reforçada à água e ao pó. O phablet comporta ainda conexões USB e a leitura de cartões para expansão de memória, e também carregamento wireless rápido da bateria.
Em Londres, a Samsung demonstrou ainda a compatibilidade do novo modelo com uma vasta gama de acessórios com os quais a marca quer promover a ideia de um ecossistema, como a câmara Gear 360º, que permite filmar em todas as direcções. “Os consumidores jovens europeus estão cada vez mais a basear a sua escolha na aquisição de um smartphone na capacidade do produto em conectar-se a outros equipamentos e serviços”, justifica Ayme.
Entre estes acessórios, a marca apresentou uma versão actualizada dos óculos Gear VR, para a visualização de conteúdos de realidade virtual, com maior opacidade e uma lente maior para aumentar a imersividade. A Samsung contabiliza 500.000 unidades do Gear VR vendidas na Europa e um milhão de utilizadores activos, apostando no aumento próximo da produção e consumo de conteúdos em 360º - tanto para entretenimento, como em actividades sociais, tendo neste campo o Facebook como parceiro.
O PÚBLICO viajou a convite da Samsung