A nova versão da nota mais falsificada chega em Novembro
Nota de 20 com novos elementos de segurança.
A nova nota de 20 mantém os elementos de arquitectura gótica que já estavam presentes na nota anterior, e tem as mesmas cores dominantes, embora estas tenham sido “ligeiramente modificadas para acomodar os elementos de segurança melhorados” e para permitir “distingui-las com facilidade das notas da primeira série”, refere uma explicação do banco central.
Outra das novidades é o holograma com o rosto de Europa, uma personagem mitológica grega, que deu origem ao nome do continente. A imagem foi retirada de um vaso com mais de dois mil anos, encontrado no sul de Itália, e que pertence actualmente à colecção do Museu do Louvre, em Paris.
O retrato original mostra Europa numa janela. Na nota, a janela está colocada na parte superior de um dos lados e, quando observada a contraluz, torna-se transparente e revela o rosto, que é visível tanto na frente, como no verso. Para além disto, “quando se inclina a nota, a janela exibe, na frente, linhas multicolores em redor dos algarismos representativos do valor da nota e, no verso, múltiplos algarismos multicolores representativos do valor da nota. Este elemento constitui uma inovação tecnológica e torna a contrafacção das notas mais difícil”, refere o comunicado.
Tanto em Portugal, como no resto dos 19 países do euro, as notas de 20 são as mais falsificadas. Ao longo do ano passado, foram apreendidas, em Portugal, 9250 notas contrafeitas. Destas, 51% eram notas de 20. Em segundo lugar estão as notas de 50.
Nos próximos meses, exemplares da nota serão disponibilizados a fabricantes de equipamentos, para que estes possam fazer adaptações.
À semelhança do que já aconteceu com as novas versões da nota de cinco euros (posta em circulação em 2013) e de dez euros (que chegou no ano passado), as novas notas de 20 vão circular em paralelo com as antigas. Estas acabarão por ser retiradas, mas a operação ainda não tem data prevista. Também as notas de valor mais elevado serão redesenhadas, embora não esteja definido quando serão introduzidas.
Esta nova série de notas é a primeira desde a série original, que começou a ser usada em 2002.