EUA vão rever ajudas aos teritórios palestinianos

Foto
O Hamas conquistou a maioria absoluta nas legislativas palestinianas Abed Al Hafiz Hashlamoun/EPA

“A nossa política é muito clara: não doamos dinheiro a organizações terroristas”, afirmou Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, em conferência de imprensa.

“Vamos, por isso, rever em todos os aspectos o nosso programa de ajuda” aos palestinianos, afirmou o responsável.

Há vários anos que Washington, ao abrigo do processo de paz israelo-palestiniano, financia a Autoridade Palestiniana, as iniciativas de apoio promovidas pela agência norte-americana USAID e comparticipa também o programa da ONU para os territórios palestinianos (UNRWA)

O Hamas venceu com maioria absoluta as legislativas palestinianas, realizadas anteontem, destronando a Fatah, o partido secular que dominava as instituições palestinianas desde a sua criação.

A organização islamista não reconhece o Estado de Israel e defende a luta armada como forma de autodeterminação. Nos últimos anos, o braço armado da organização reivindicou dezenas de atentados-suicidas contra alvos israelitas, o que lhe valeu a inclusão na lista de organizações terroristas formulada pelo Departamento de Estado dos EUA.

Numa primeira reacção à vitória do Hamas, o Presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou ontem que Washington não vai negociar com uma organização que defende a destruição de Israel.

Sugerir correcção
Comentar