Fatah não vai integrar Governo liderado pelo Hamas
“O Comité Central decidiu que a Fatah não vai participar no próximo Governo”, anunciou um responsável do organismo no final de uma reunião da cúpula do partido, realizada após o anúncio dos resultados oficiais.
“Queremos ficar na oposição e reconstruir o partido”, afirmou Nabil Shaath, igualmente membro do comité.
O partido secular – que liderou as instituições palestinianas desde a sua criação – conseguiu eleger apenas 43 dos 132 deputados do Conselho Legislativo, perdendo o controlo do Parlamento para o Hamas.
O movimento islamista, que concorreu pela primeira vez às legislativas, elegeu 76 deputados, mas apesar da maioria absoluta já mostrou interesse em chegar a acordo com outras coligações para formar Governo.
“Queremos trabalhar com a Fatah, pois os desafios que o povo palestiniana enfrenta são grandes e o combate é ainda longo. Vamos encontrar-nos com Abu Mazen [nome porque é conhecido Abbas nos territórios palestinianos] e com os outros grupos, para chegarmos a uma fórmula que satisfaça todo o povo palestiniano”, afirmou Ismail Haniyeh, um dos dirigentes do Hamas, em conferência de imprensa.