Consulte também

O calendário das pontes e fins-de-semana prolongados de 2024

O calendário fiscal de 2024

O calendário dos exames do ensino secundário e acesso ao ensino superior em 2024

Não têm o peso decisivo dos exames nacionais do ensino secundário para o futuro dos estudantes, mas são importantes para conhecer o estado das aprendizagens de cada aluno. Entre Maio e Julho de cada ano, os conhecimentos dos alunos dos três ciclos do ensino básico são testados.

As provas de aferição – que não são classificadas com uma nota – são realizadas por alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos. Os mais pequenos são os primeiros a ser postos à prova, logo a partir de 2 de Maio, altura em que são realizadas as aferições de Educação Artística e Educação Física. Em Junho respondem às provas de Português e Estudo do Meio e Matemática e Estudo do Meio.

No 5.º ano, as provas de aferição começam a 16 de Maio (Educação Musical) e terminam a 3 de Junho (Matemática e Ciências Naturais).

As datas são as mesmas para os alunos do 8.º ano, que começaram por responder à componente de produção e interação oral de Inglês (fazem a parte escrita a 6 de Junho) e, pelo meio, respondem à prova de Português.

Mais importantes, porque contam para a nota e podem determinar o “chumbo” de um aluno, as provas finais do 9.º ano decorrem de 12 a 17 de Junho (1.ª fase). Quem reprovar ou quiser melhorar as classificações, tem uma 2.ª fase de 17 a 19 e Julho.