Pontes e fins-de-semana prolongados: Calendário dos feriados de 2023
Vai ser preciso esperar até Dezembro para ter, num só mês, três fins-de-semana grandes: na primeira, na segunda e na última semana do mês.
O ano de 2023 vai terminar em grande, com dois feriados à sexta-feira e um à segunda. É uma espécie de recompensa pelo dia de Ano Novo, que calha a um domingo e anula a possibilidade de um descanso extra no rescaldo do réveillon.
Será preciso esperar mais de um mês e meio para haver um feriado: a terça-feira de Carnaval, a 21 de Fevereiro. Segue-se depois o fim-de-semana de três dias que inclui a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa.
Ainda em Abril, surge a primeira ponte: no dia 25 de Abril, que é a uma terça-feira. A segunda é em Junho: o dia do Corpo de Deus é a uma quinta-feira. Para os munícipes de Lisboa e de outros concelhos que puderem combinar o feriado de dia 8 com o de dia 13, a ponte pode chegar aos seis dias. Em Maio, o Dia do Trabalhador é numa segunda-feira.
Este ano, o 15 de Agosto calha numa terça-feira, o que permitirá alargar o fim-de-semana para quatro dias de folga, gastando apenas um dia de férias. E em Outubro, a mesma coisa: o 5 de Outubro é numa quinta.
Ao todo, o ano terá 13 feriados obrigatórios, civis e religiosos, e um facultativo (Carnaval). O PÚBLICO também assinalou no calendário três feriados municipais que são gozados em alguns dos concelhos mais populosos do país, como Lisboa, Porto, Gaia, Almada, Braga ou Sintra. Ao todo, há apenas três feriados que coincidem com sábados ou domingos: 1 de Janeiro (Ano Novo), 9 de Abril (Páscoa) e 10 de Junho (Dia de Portugal).
Eis a lista completa dos feriados e das possíveis pontes:
- 1 de Janeiro é o primeiro dia e o primeiro feriado do ano, que calha a um domingo.
- 21 de Fevereiro é dia de Carnaval e, como sempre, é a uma terça-feira, o que permite uma ponte na segunda-feira. Como não é feriado obrigatório, tem de ser decretado pelo Governo, pelos municípios e pelas empresas.
- A 7 e a 9 de Abril celebram-se a Sexta-Feira Santa e a Páscoa (ambos feriados obrigatórios).
- 25 de Abril, Dia da Liberdade e 49.º aniversário da Revolução dos Cravos, é terça-feira, o que pode originar um fim-de-semana de quatro dias, gastando apenas um dia de férias.
- 1 de Maio calha, em 2023, numa segunda-feira e é Dia do Trabalhador.
- 10 de Junho, Dia de Portugal, é num sábado e é precedido do feriado de 8 de Junho (Corpo de Deus), quinta-feira. Quem vive em certos concelhos, como Lisboa ou Vila Real, pode tentar alargar o descanso fazendo outra ponte na segunda-feira que antecede o feriado municipal a 13, terça-feira.
- 24 de Junho, Dia de S. João, é um feriado municipal em concelhos como Porto, Braga e Almada e calha a um sábado.
- 29 de Junho também é feriado de S. Pedro em Sintra, por exemplo.
- 15 de Agosto, terça-feira, é o feriado religioso que assinala a Assunção de Nossa Senhora. Pode originar uma ponte.
- 5 de Outubro, Dia da Implantação da República, é a uma quinta-feira e também pode servir para fazer fim-de-semana de quatro dias.
- 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, calha a uma quarta, mesmo a meio da semana.
- 1 de Dezembro, feriado nacional pela Restauração da Independência, é numa sexta-feira.
- 8 de Dezembro, sexta-feira, celebra-se o dia da Imaculada Conceição.
- 25 de Dezembro é Natal e é segunda-feira.
Gerir notificações
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Gerir notificações
Receba notificações quando publicamos um texto deste autor ou sobre os temas deste artigo.
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Notificações bloqueadas
Para permitir notificações, siga as instruções: