AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE
A voz da expressão artística num 25 de Abril vivido entre quatro paredes
O 25 de abril vivido em confinamento, representado por alunos do 11º ano de Artes Visuais, da Escola Secundária de Ermesinde.
Em contexto de ensino à distância, o desafio foi lançado aos alunos de Artes do 11º ano da Escola Secundária de Ermesinde, durante uma aula síncrona de Desenho A, na plataforma Teams. “Liberdade de criação em quarentena” foi o mote.
Os materiais e os recursos ficaram à escolha de cada um e o acompanhamento do processo foi feito à distância entre conversas no Teams, disponibilização de ficheiros e material de apoio, troca de e-mails e telefonemas com o professor da disciplina. As fotografias dos trabalhos foram captadas com os seus smartphones.
Estas são as suas representações plásticas de uma revolução que não vivenciaram, realizadas por estes dias em que se veem privados de algumas das liberdades que já tinham por adquiridas.
Ainda que em situação de confinamento, a expressão artística redescobre a liberdade que lhe é vital e as limitações desafiam o processo criativo.
Porque toda a obra artística reflete a visão do mundo pelo seu criador, resultando numa interpretação do seu tempo.