concurso

“Vamos Fazer um Plano” estende prazo de candidaturas até ao final de março

Podem ser submetidos trabalhos sobre cultura feitos por alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.

educacao-media,aprender-publico,publico-escola,
Foto

Duas páginas, lado a lado, que devem contar histórias sobre cultura. É esta a premissa do concurso “Vamos Fazer um Plano”, parceria entre o PÚBLICO na Escola e o Plano Nacional das Artes, que está este ano na 2.ª edição e cujo prazo de candidaturas foi alargado até ao dia 31 de março. Os cinco vencedores verão os seus trabalhos publicados numa edição impressa do PÚBLICO após passarem por um processo de mentoria com jornalistas do PÚBLICO, de várias áreas.

O concurso destina-se a alunos e grupos de alunos de estabelecimentos de ensino do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do continente, regiões autónomas e de escolas portuguesas no estrangeiro. Conforme indica o regulamento, a candidatura deve ser submetida por um professor.

As histórias sobre cultura poderão falar sobre manifestações culturais, artes, património de proximidade — material e imaterial —; crítica de arte, de cinema, de música, de teatro, de dança, de livros ou outras manifestações artísticas; projetos culturais de escola; cruzamentos entre as artes e as questões de cidadania. O júri, que será mais uma vez composto por representantes do PÚBLICO e do Plano Nacional das Artes, valorizará aspetos como a relevância da proposta, a criatividade e sentido crítico, a diversidade de géneros jornalísticos utilizados e a adequação da escrita e da linguagem gráfica.

No dia 9 de março, próxima quinta-feira, entre as 16h30 e as 19h30, o PÚBLICO na Escola e o Plano Nacional das Artes juntam-se também para a ação de formação “O jornal como recurso pedagógico II”, que decorrerá no auditório da redação do PÚBLICO, em Lisboa, e online. Inscrições, até às 12h00 de segunda-feira, dia 6, através do formulário.