Educação

Como marcar e gerir uma reunião à distância, agora que a escola está fechada

Um professor explica “como é fácil fazer uma reunião à distância utilizando o Google”. É uma das ferramentas divulgadas no site “Apoio às Escolas”, esta semana criado pela Direção-Geral da Educação. Contributos são bem-vindos.

Foto

Para muitas pessoas, participar em reuniões à distância está a ser uma das experiências novas vividas nestes dias em que a casa passou a ser o local de trabalho. Com as escolas fechadas, é online que também os professores ensinam e comunicam uns com os outros. Foi para ajudá-los “construírem recursos próprios ou a localizarem recursos úteis para as suas aulas” que a Direção-Geral da Educação (DGE) juntou, num site criado em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, alguns vídeos disponíveis na Internet. “Como marcar e gerir uma reunião à distância” é um deles.

Todos os passos a dar para montar e dar seguimento a uma reunião são indicados pelo professor Carlos Nunes (tutoriais A pensar em...), que mostra “como é fácil fazer uma reunião à distância utilizando o Google": “Com o Gmail aberto, basta aceder à zona das aplicações, clicar e escolher Google Reunião...” As recomendações vão desde a importância de usar os auriculares quando se utiliza o microfone à conveniência de partilhar antecipadamente, por email, os documentos a apresentar durante os trabalhos. 

Ainda quanto ao microfone, não se esqueçam: “Quando forem falar, se falarem esporadicamente, mantenham-no sempre desligado, porque ninguém quer estar a ouvir o vosso ruído de fundo. Provavelmente há outras pessoas em casa — e agora imaginem o ruído de fundo de dez pessoas dentro do mesmo espaço... Não queremos isso.”

A DGE pede que lhes sejam enviados links de acesso para vídeos, “com o máximo de 15 minutos, que possam ser úteis e formativos”, neste contexto de ausência de atividades letivas presenciais, ditada pelo novo coronavírus. O site entretanto criado aglutina recursos, ferramentas, metodologias de ensino à distância e outros apoios, que o PÚBLICO na Escola vai continuar a divulgar.

O PÚBLICO na Escola é um projeto de literacia mediática retomado pelo PÚBLICO em 2019.