Concurso “Isto também é comigo!”

Leste uma notícia que te chamou a atenção? Partilha a tua opinião e vê o teu texto publicado

A partir de 1 de outubro, alunos do ensino secundário podem participar no concurso “Isto também é comigo!”. Os melhores textos de opinião serão premiados.

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Manifestação da Greve Climática Estudantil, em Lisboa. O clima é um dos temas que mobilizam os mais novos Nuno Alexandre

Depois de um ano letivo repleto de textos de opinião escritos por jovens de escolas de diferentes zonas do país, e com um total de oito premiados, o concurso “Isto também é comigo!”, parceria do PÚBLICO com a Rede de Bibliotecas Escolares, está de volta. Até à última sexta-feira de cada mês, alunos do ensino secundário podem participar com um texto de opinião escrito a partir de um trabalho que tenha despertado a sua atenção no PÚBLICO. Seja um texto, um vídeo, podcast, fotografia, infografia, a regra é que tenha sido publicado durante o mês em que o estudante concorre.

A partir do trabalho do PÚBLICO que escolher, cada participante deve escrever um texto que tenha no máximo 350 palavras e que espelhe a sua opinião sobre o assunto que lhe suscitou interesse. Este desafio destina-se a estudantes de escolas públicas ou privadas em Portugal, ou escolas no estrangeiro que tenham o ensino do português como primeira língua. De acordo com o regulamento, cada aluno pode participar as vezes que desejar.

O texto deve ser submetido, através de um formulário, pelo professor bibliotecário da escola, até à última sexta-feira de cada mês. O texto selecionado pelo júri será publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Além de ver o seu trabalho publicado, o autor vencedor receberá uma coleção de livros do PÚBLICO. Já a biblioteca da sua escola tem direito a uma assinatura digital anual do PÚBLICO ou a uma coleção de livros.

De novembro de 2021 a junho de 2022, as restrições da Covid-19 sofreram alterações, a Rússia invadiu a Ucrânia e estes e muitos outros temas relevantes da política nacional e internacional fizeram manchetes nos jornais. Diversas notícias relacionadas com esses dois grandes temas, a pandemia e a guerra, mereceram destaque nas participações do concurso “Isto também é comigo!” durante esses meses. Estiveram muito presentes também a saúde mental, as alterações climáticas, a discriminação de género e racial, bem como os avanços na ciência. Os textos de opinião que venceram falavam dos padrões de género impostos pela Ryanair, a indecisão da tutela quanto às regras de acesso ao ensino superior, a posição do PCP a propósito da invasão russa à Ucrânia, a indiferença perante os ataques a civis na guerra, a discriminação racial nas fronteiras e a importância de contar com psicólogos nas escolas. Houve também um trabalho vencedor sobre a relevância das opiniões dos jovens.

“Sim, as nossas opiniões contam!” era o título do texto de Leonor Antunes, estudante do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira. A jovem de 16 anos escreveu que é “ilógico não se valorizar a voz dos jovens numa sociedade democrática, que, por princípio, deve assegurar a representatividade das mais diversas perspetivas dos seus cidadãos.” Ao PÚBLICO na Escola, meses mais tarde, disse que “é bastante importante sentirmo-nos ouvidos”, destacando a importância de iniciativas como o concurso “Isto também é comigo!”.

Os assuntos dos textos do ano letivo que agora se inicia estarão certamente relacionados com a atualidade do momento em que forem escritos. Mas, independentemente do tema e da posição do autor quanto ao mesmo, é importante que não existam dúvidas quanto à estrutura. Para que nada falte aos candidatos, o PÚBLICO na Escola partilha dez pontos para ter em conta ao escrever um texto de opinião. Muito importante: a organização das ideias é fundamental.

“Isto também é comigo!” resulta de uma parceria entre o PÚBLICO na Escola e a RBE. Procura “promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa; incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos, respeitando as características, a estrutura e a finalidade desta tipologia textual; ajudar a compreender o modo como os textos mediáticos se alicerçam em conceções do mundo particulares e comunicam valores”. Além deste concurso, a parceria dinamiza também o concurso “Jornalistas em Rede”, onde são premiadas as melhores reportagens e entrevistas.