Literacia mediática

É hoje. Chegou o dia da entrega de prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares

Prémios totalizam 8 mil euros. Ministro da Educação encerra a cerimónia, transmitida em direto.

jornais-escolares,publico-escola,
Foto

O jornalismo escolar está hoje em festa. O PÚBLICO recebe, em Lisboa, os vencedores da edição de 2020-21 do Concurso Nacional de Jornais Escolares, para a entrega de prémios. A cerimónia, transmitida em direto, tem início às 15h15 e termina, cerca de duas horas depois, com a intervenção do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. 

Os vencedores dos oito prémios do concurso (no valor total de 8 mil euros) foram conhecidos no final de outubro.

A importância do jornal na escola constitui o tema da intervenção, no início da sessão de hoje, de Manuel Pinto, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e co-diretor do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia.

Os prémios do concurso contam com o apoio do Ministério da Educação, EDULOG (Fundação Belmiro de Azevedo), Câmara Municipal de Gaia e Ministério da Cultura, para além do PÚBLICO.

A apreciação e seleção das 139 publicações a concurso esteve a cargo de um júri composto por: Andreia Sanches (diretora adjunta do PÚBLICO); Helena Soares (designer e professora); Isabel Leite, professora auxiliar da Universidade de Évora e membro do conselho consultivo do EDULOG; Joaquim Fidalgo (jornalista e professor da Universidade do Minho); José Carlos Sousa (diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação​); Luísa Gonçalves (coordenadora do PÚBLICO na Escola); e Teresa Calçada (comissária do Plano Nacional de Leitura).