Concurso

Há uma música de Mário Laginha à espera das palavras dos alunos

Turmas do 3.º ao 6.º ano do ensino básico desafiadas a criar uma letra para uma canção original. Concurso é organizado pela Associação Portuguesa de Educação Musical, com o apoio do PÚBLICO na Escola.

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O nome do concurso diz tudo: “Canção à espera de palavras”. Para “fomentar o envolvimento das crianças em projetos artísticos e musicais criativos e interdisciplinares”, a Associação Portuguesa de Educação Musical decidiu chamá-las a criar, em contexto escolar, uma letra para uma canção original. Nesta primeira edição, o compositor convidado é Mário Laginha, que diz estar ansioso por ouvir o resultado.

Que palavras inspira esta música? Que emoções convoca? Como apetece cantá-la? Os recursos para professores e alunos interessados em responder estão disponíveis aqui.

As turmas podem concorrer em duas categorias: A, para os 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico; e B, para os do 2.º ciclo. Letras e gravações áudio ou vídeo deverão ser enviados até ao dia 14 de março (regulamento aqui). Os prémios incluem um sistema de som para a escola/turma vencedora e uma assinatura digital do PÚBLICO por um ano.

“Trazer mais recursos musicais para a escola nos primeiros anos de escolaridade, uma das fases mais marcantes do desenvolvimento das crianças e onde tudo o que acontece tem repercussões nas várias dimensões desse desenvolvimento, quer cognitivo, emocional ou social”, é o que se pretende com o concurso, resume a presidente da direção da Associação Portuguesa de Educação Musical, Manuela Encarnação.

A preocupação em “organizar materiais musicais de qualidade” — que proporcionem o envolvimento das crianças com a música e permitam ao professor do 1.º ciclo integrá-la no currículo — percorre toda a ideia do concurso, acrescenta. No caso das turmas do 2.º ciclo, o trabalho interdisciplinar envolverá também professores de Português, “sendo que outras áreas do conhecimento também se poderão juntar para um projeto maior”.

É sabido, lembra Manuela Encarnação, que “através do cantar a experiência musical é naturalmente interiorizada, vivida e mais significativa”. A música está pronta, já só faltam as palavras.

O concurso “Canção à espera de palavras” é apoiado pelo PÚBLICO na Escola, um projeto de literacia mediática do jornal PÚBLICO