Recursos pedagógicos
Finta as teorias da conspiração com a Casa das Ciências e o PÚBLICO na Escola
Parceria, com início em janeiro, contempla planos de aula e textos explicativos para todos os níveis de ensino.
O que é a gravidade zero? Porque é que o corpo dos astronautas flutua quando vão para o espaço? Para responder a estas e outras perguntas, a Casa das Ciências juntou-se ao PÚBLICO na Escola para criar e disponibilizar planos de aula com recursos pedagógicos e textos explicativos que ajudarão a compreender os fenómenos da ciência abordados pelo PÚBLICO. “Ciência na Escola” e “A Casa das Ciências Explica” são as novas rubricas desta parceria, que começa em janeiro.
Com a pandemia da covid-19 e o surgimento de “vários fenómenos de movimentos negacionistas” tornou-se evidente que é “necessário saber comunicar ciência”, diz Luísa Gonçalves, professora e coordenadora do PÚBLICO na Escola. Foi com essa consciência que se desenhou a parceria que une o projeto de literacia mediática do jornal PÚBLICO e a Casa das Ciências, um projeto académico de apoio ao ensino das Ciências no ensino básico e secundário. Deste encontro espera-se um “diálogo” descomplicado entre a atualidade e os conteúdos programáticos do currículo escolar.
A iniciativa vai refletir-se em duas rubricas com publicação regular: “Ciência na Escola”, com planos de aula para as diversas disciplinas da área das ciências de acordo com os planos curriculares dos diferentes ciclos, que pretende “levar a atualidade científica para a sala de aula, e “A Casa das Ciências Explica”, uma explicação que tem como ponto de partida um conteúdo do PÚBLICO. Ambas as iniciativas partem de conteúdos do PÚBLICO, em especial do Azul, o site do PÚBLICO sobre ambiente e sustentabilidade. Destinam-se sobretudo a professores e alunos, mas estarão disponíveis gratuitamente para todos os utilizadores do PÚBLICO na Escola e da Casa das Ciências.
Dados do último relatório da Reuters Digital News, publicado em junho, mostram que o tema das alterações climáticas começou a conquistar atenção dos jovens. Luísa Gonçalves também destaca o crescente interesse dos mais novos por estas temáticas, que se encontra muito presente nos jornais escolares, e reforça a importância de garantir que a informação certificada e de qualidade, sobre este e outros temas da ciência, chega até eles.
Recursos com selo de qualidade científica
A ligação da Casa das Ciências ao PÚBLICO na Escola não é de agora. No final de julho de 2022, Luísa Gonçalves e Teresa Firmino, editora de Ciência do PÚBLICO, coordenaram uma oficina no VII Encontro Internacional Casa das Ciências, no Porto. “Comunicar Ciência com o PÚBLICO na Escola” juntou numa sala do ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto professores de diversas áreas da ciência e de diferentes níveis de ensino. Durante essa manhã, os docentes tiveram a oportunidade de perceber como é que se comunica ciência num jornal diário e de explorar as possibilidades de trabalhar o jornal como ferramenta pedagógica em contexto sala de aula.
Com “Ciência na Escola” e “A Casa das Ciências Explica” , o PÚBLICO na Escola e a Casa das Ciências unem forças com o mesmo propósito: combater a desinformação e promover a circulação de conhecimento científico certificado. Espera-se que estas rubricas possam “ajudar a problematizar, levantar questões, pesquisar de acordo com os critérios de fiabilidade, avaliar antes de partilhar” e que motivem a leitura e a escrita nas disciplinas de Ciência, sublinha Luísa Gonçalves.
De acordo João Nuno Tavares, coordenador da Casa das Ciências, todos os recursos pedagógicos são propostos por professores de diferentes níveis de ensino, colaboradores da Casa das Ciências, e avaliados por professores e investigadores do ensino superior e politécnico. Depois de avaliados e validados, passam a estar disponíveis na plataforma digital.
Os dois critérios basilares para a validação de um recurso pedagógico são “a ausência de erros científicos” e “a adequação ao nível etário a que se destina”, explica o coordenador do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. “Depois há o recurso a imagens, a animação, filmes; tudo isso valoriza o recurso e joga a favor da sua aceitação". O mesmo rigor será aplicado às explicações de conteúdos de Ciência do PÚBLICO n’ “A Casa das Ciências Explica”.
No dia 14 de dezembro, foram distinguidos os autores do melhor recurso pedagógico e da melhor imagem da Casa das Ciências na cerimónia de entrega do Prémio Professor do Ano 2022, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Foi também divulgado o nome do professor do ano, Francisco Félix Dias, docente de Biologia e Geologia na Escola Secundária de Peniche.