Proteção de dados
“ePrivacidade Trocada Por Miúdos” para sensibilizar crianças e jovens sobre segurança online
Campanha foi apresentada em Lisboa. Iniciativa junta Capítulo Português da Internet Society e projeto MiudosSegurosNa.Net
Um concurso anual destinado a estudantes, com vista a promover a produção de materiais multimédia de sensibilização sobre privacidade online, proteção de dados pessoais ou, por exemplo, segurança dos dispositivos ligados à rede, constitui uma das iniciativas contempladas numa campanha que no dia 28 de janeiro foi apresentada na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.
"ePrivacidade Trocada Por Miúdos", assim se chama a campanha, da responsabilidade do Capítulo Português da Internet Society e do Projecto MiudosSegurosNa.Net, tem como propósito “sensibilizar crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos para a confiança e segurança online”, explicam os organizadores, em comunicado.
A tradução para português de tutoriais, “para serem usados como suporte informativo ao concurso”, e a criação de novos estão igualmente previstos nesta iniciativa com uma duração de dois anos, financiada pela Internet Society Foundation. A sua apresentação pública aconteceu no decurso de um encontro (com visionamento disponível) que assinalou o Dia Europeu da Proteção de Dados, 28 de janeiro.
A conferência inaugural do programa debruçou-se sobre “A privacidade infantil na era digital” e esteve a cargo de Mario Viola, investigador associado do Center for Media Pluralism and Media Freedom. Houve depois lugar a uma mesa redonda sobre privacidade online e direitos humanos, na qual participaram Pedro A. Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal; Francisca Magano, diretora de políticas de infância e juventude na UNICEF Portugal; e José Magalhães, vice-presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República. Segui-se-lhe Safa Ghnaim, líder de projecto da ONG Tactical Tech, em Berlim, para abordar o tema: “Demistifying Your Data”.
A tarde incluía uma visita guiada à exposição The Glass Room Experience. “A exposição aparenta ser de tecnologia sofisticada, mas quando olhamos mais de perto, não vemos nada à venda; em vez disso, há uma coleção de objetos que exploram dados, privacidade e o nosso relacionamento com as tecnologias e plataformas que usamos no dia a dia”, adianta o programa.