Literacia mediática

EçaNews. Em Lisboa acaba de nascer um jornal escolar

Publicação online do AE Eça de Queirós apresenta-se como “a Voz de todos os alunos do agrupamento e dos assuntos que os inquietam”.

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Aos 16 anos, Dinis Marques já tem para contar que participou ativamente na criação de um jornal. E isso — “ver todo o processo de construção do jornal” — foi o que, até ver, lhe deu mais gozo nestes dias que antecederam a chegada do EçaNews, o novo jornal online do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, em Lisboa, disponível desde sexta-feira, 29 de janeiro, e do qual é diretor-geral.

Na véspera, dia da conversa com o PÚBLICO na Escola, Dinis, aluno do 11.º ano, destacava essa experiência de acompanhar a evolução do próprio jornal, desde o início, “em que não tínhamos praticamente nada”, até ao presente: “Estarmos com um site totalmente criado e já com imensos textos prontos para sair.” E mostrava-se otimista, acreditando que muitos colegas iam querer participar.

“Dar voz aos alunos” é, aliás, o que se pretende. Ao espaço para notícias e textos de opinião relacionados com o que se passa dentro (“AcontEça”) e fora da escola somam-se dois podcasts. Um deles chama-se precisamente “A Tua Voz”, espaço para entrevistar estudantes empenhados em determinadas questões de que queiram dar conta. “O EçaNews, para além de um jornal, é a Voz de todos os alunos do nosso agrupamento e dos assuntos que os inquietam”, resume o diretor-geral num texto publicado no dia da estreia.

De acesso aberto (pode ser lido aqui), o jornal está recetivo a sugestões e participações de todos, incluindo pais, professores e funcionários. Completam a equipa diretiva as alunas Beatriz Ferrão (diretora de revisão), Maria Inês Curto (diretora de escrita) e Beatriz Marvão (diretora editorial). O projeto é coordenado pela professora Elsa Mota.

 A criação do jornal, no âmbito de uma oficina de Comunicação, estava prevista para o ano letivo anterior. Mas a entrada em cena da pandemia e o consequente encerramento das escolas forçaram o adiamento. “Continuar [a fazer um jornal] em confinamento é uma coisa, começar em confinamento é outra”, lembra a professora coordenadora. Com o regresso das aulas presenciais, retomou-se a decisão de avançar e foi marcado um dia para o lançamento: 29 de janeiro de 2021. Acabou por coincidir com um momento de escolas fechadas e aulas interrompidas, mas a data manteve-se.

Espírito crítico

Facilitar a comunicação entre as escolas que compõem o agrupamento é um papel que Elsa Mota acredita que o EçaNews vá assumir desde o primeiro momento. Quanto à experiência vivida pelos alunos, destaca o facto de implicar “miúdos de faixas etárias diferentes, que têm pontos de vista e interesses também diferentes”; e toda a prática de trabalho interdisciplinar e flexível (feito à hora que mais convier).

A este rol de vantagens Dinis Marques acrescenta “o incentivo à capacidade crítica” dos estudantes, o querer ter uma palavra a dizer acerca do que está a acontecer no país e no mundo.

Com cerca de 1800 alunos e perto de 200 professores, o Agrupamento de Escolas Eça de Queirós integra a EB/JI Vasco da Gama, a Escola Básica Parque das Nações e a Escola Secundária Eça de Queirós (antigamente Escola Secundária dos Olivais). A criação do jornal online é coerente com a “muita importância” dada “à participação dos alunos nos vários clubes e projetos que abordam áreas diversificadas e que contribuem para a sua formação integral”, explica a diretora do agrupamento, Maria Eugénia Coelho.

Neste caso, familiarizando-os com o papel da comunicação social e permitindo-lhes “adquirir ferramentas para distinguir o que é verdadeiro e o que é falso, quais são as notícias que interessa divulgar”, aprofundar alguns assuntos e preocupações, ouvir e pôr a dialogar pessoas com ideias diferentes sobre um mesmo tema.

No fundo, o que se pretende? “Que sejam eles próprios os construtores do jornal. E que o jornal seja acessível e apetecível de ler”, remata.