Ano letivo 2019-20
Concurso Nacional de Jornais Escolares: dez perguntas e outras tantas respostas
O PÚBLICO na Escola resume algumas das regras da iniciativa, retomada no presente ano letivo.
O regulamento do Concurso Nacional de Jornais Escolares pode ser consultado aqui.
1. Como posso inscrever o jornal da minha escola no concurso?
Enviando um email para: concurso.jornais.escolares@publico.pt (ou aqui, diretamente) com os elementos solicitados.
2. Até quando é permitido concorrer?
As inscrições terminam no dia 31 de maio de 2020.
3. E após ter submetido a inscrição, o que devo fazer?
O PÚBLICO na Escola confirma, por email, a submissão das candidaturas. Durante o mês de junho devem enviar os materiais e um pequeno texto que sintetize a organização e a dinâmica da publicação, conforme detalha o regulamento.
4. Quantos prémios há?
Seis, ao todo: um por cada um dos três escalões; e mais três prémios especiais (reportagem, design gráfico e trabalho sobre ciência).
5. O que são os prémios?
Os prémios são pecuniários, em valor a anunciar brevemente, para utilizar no desenvolvimento de um projeto de comunicação.
6. No jornal participam alunos e professores de diversos ciclos de ensino. Em que escalão o inscrevemos?
É preciso escolher e optar por aquele cujo envolvimento e responsabilidade na edição seja maior.
7. O nosso jornal é em papel, mas desta vez, por causa do confinamento, publicámos um número em suporte digital. Podemos concorrer?
Sim. Enviam por correio a primeira edição do ano letivo, impressa, e por email o número digital, editado mais tarde. Prazos e moradas para o envio de materiais estão no regulamento.
8. As escolas privadas também participam no concurso?
Sim. O concurso aceita candidaturas apresentadas por escolas ou agrupamentos de escolas do ensino público ou privado, do continente, regiões autónomas e comunidades portuguesas no estrangeiro.
9. E as escolas profissionais?
Também.
10. Continuo com uma dúvida. Como posso esclarecê-la?
Encaminhando-a para o email: publiconaescola@publico.pt