Ano letivo 2020-21
Mais de 150 publicações inscritas no Concurso Nacional de Jornais Escolares
Número de candidaturas subiu perto de 40% em relação ao ano anterior. Participam estabelecimentos de ensino de todo o país e também de outros continentes. Envio de materiais a partir de 1 de junho.
Vão de A a V os concelhos com publicações inscritas na edição de 2020-21 do Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo PÚBLICO, através do projeto PÚBLICO na Escola. Há jornais e revistas de todas regiões de Portugal continental, dos Açores e da Madeira. E outros editados em escolas portuguesas que marcam presença em três continentes: Europa, África e Ásia.
Vêm de todo o lado e em maior número do que há um ano. Durante o período de candidatura, que terminou no último dia de março, foram recebidas 156 inscrições — mais 41 do que na edição anterior do concurso, número que traduz um aumento de 36%.
Para o diretor do PÚBLICO, Manuel Carvalho, “esta adesão é, antes de mais, um sinal do dinamismo da escola” — tanto mais que o concurso decorre novamente num ano letivo condicionado pela pandemia e consequente ensino à distância. “E a prova de que o nosso projeto está a ser bem acolhido e funciona como incentivo ao jornalismo escolar, que é tão importante”, acrescenta.
O Concurso Nacional de Jornais Escolares acompanha o projeto PÚBLICO na Escola desde o seu início. Interrompido durante algum tempo, foi retomado em 2019-20, aberto a jornais em papel e/ou formato digital e a publicações online. Este ano, apresenta algumas novidades, entre as quais se inclui o Prémio Incentivo, destinado a apoiar o jornalismo escolar feito em contextos especialmente desfavorecidos. A totalidade dos prémios ascende agora a 8000 euros (ver caixa).
Fomentar a literacia mediática, estimular a prática de um jornalismo escolar crítico, imaginativo e de qualidade, bem como contribuir para o combate à desinformação, integram os objetivos do concurso.
As publicações a concurso são enviadas entre os dias 1 de junho e 10 de julho de 2021, os vencedores anunciados até ao final de outubro (o regulamento pode ser consultado aqui).
O PÚBLICO na Escola é um projeto de educação para os media do jornal PÚBLICO, em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo (através do EDULOG).