Porque é que o Governo e os liberais têm medo de fazer escolhas?

Tais convicções chocam com a experiência do desenvolvimento de países como a Inglaterra, os Estados Unidos ou o Japão, onde a intervenção do Estado foi crucial para transformar as economias.

Ouça este artigo
00:00
05:48

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Ouvi, há tempos, António Leitão Amaro, ministro da Presidência, dizer em público: “Nós [o Governo] não somos negacionistas da política industrial”. Quem faz uma afirmação destas revela duas coisas. Primeiro, sabe que o vêem como alguém que é céptico sobre o que diz aceitar. Segundo, que isso tende a ser mal visto pela audiência a quem se dirige. Não é razão para menos. Leitão Amaro falava numa conferência em Lisboa, onde se apresentaram os primeiros resultados de um estudo internacional em curso, encomendado pela Administração Pública portuguesa em 2023, sobre estratégias a adoptar para a transformação estrutural da economia nacional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.